Apple inicia negociações para compra da McLaren, diz jornal

Por UOL 21/09/2016 15h03 - Atualizado em 21/09/2016 18h06
Por UOL 21/09/2016 15h03 Atualizado em 21/09/2016 18h06
Apple inicia negociações para compra da McLaren, diz jornal
Foto: Beto Issa
A gigante Apple vem sondando o terreno para uma potencial aquisição da McLaren, com interesses tanto na fábrica dos modelos superesportivos quanto na equipe da F1, informa o jornal 'The Financial Times' nesta quarta-feira (21). De acordo com a matéria, este é mais um passo da fabricante do iPhone na tentativa de entrar no ramo da indústria automotiva no mundo. A ideia é revolucionar o mercado assim como fez como os smartphones há alguns anos e demais tecnologias.

Ainda, o grupo californiano, que vem trabalhando há mais de dois anos em um projeto próprio de um veículo elétrico, está considerando também a compra total da McLaren ou um investimento estratégico, de acordo com fontes da publicação britânica. A matéria cita três pessoas que asseguraram que as negociações tiveram início "há vários meses".

A empresa inglesa chama atenção pela perícia da engenharia automotiva, além da eficácia dos sistemas de computador de bordo para lidar com novos materiais de chassis, tais como fibra de carbono e alumínio. Segundo a nota, tais conhecimentos poderiam acelerar o projeto automotivo secreto da Apple.

Também segundo a reportagem, a McLaren é avaliada entre £ 1,3 bilhão, ou aproximadamente R$ 6,35 bilhões. Questionadas pelo jornal, nenhuma das duas quis comentar as informações.

A negativa da equipe

Assim que as informações sobre uma eventual aquisição por parte da Apple ganharam o noticiário, a McLaren se apressou então a falar sobre o assunto e negou que a empresa americana tenha se aproximado para uma compra da equipe. Um porta-voz deixou claro que não há qualquer negociação. "Podemos confirmar que a McLaren não está em discussão com a Apple a respeito de qualquer investimento em potencial", disse ele.

"Como seria de esperar, a natureza de nossa marca significa que temos regularmente conversas confidenciais com uma vasta gama de partes, mas vamos continuar mantendo isso de maneira confidencial", completou.