Corpo de Bombeiros deve repensar ações no Velho Chico após morte de ator afogado

Por Redação com Gazetaweb 16/09/2016 11h11 - Atualizado em 16/09/2016 14h02
Por Redação com Gazetaweb 16/09/2016 11h11 Atualizado em 16/09/2016 14h02
Corpo de Bombeiros deve repensar ações no Velho Chico após morte de ator afogado
Foto: Reprodução/ TV Globo
A morte do ator da Rede Globo Domingos Montagner, por afogamento, nas águas do rio São Francisco e o aumento do fluxo de turistas na região sertaneja, certamente impulsionado pela exibição da novela 'Velho Chico', da Rede Globo, devem mudar algumas estratégias de atuação do Corpo de Bombeiros naquela área. O sinal de que procedimentos podem ser alterados foi anunciado pelo comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Alagoas, tenente-coronel Carlos Burity, em entrevista ao programa Mais Você, nesta sexta-feira (16).

A produção do programa manteve contato com o oficial, que foi um dos que estiveram mobilizados no resgate do artista, assim que ele se afogou no início da tarde dessa quinta-feira, em Canindé do São Francisco. Burity comentou sobre os perigos de nadar no Velho Chico sem compreender como é a sistemática das águas.

Segundo ele, o rio mudou muito o curso ao longo do tempo, formando inúmeras armadilhas. As mudanças maiores se deram devido às construções das usinas de Paulo Afonso, no Alto Sertão da Bahia, e da hidrelétrica de Xingó. "O rio foi se modificando e criou outros caminhos e bastantes redemoinhos", explicou o coronel.

O local em que Domingos Montagner se afogou é tido, por pescadores da região, como cheio de armadilhas. Há trechos em que a correnteza é muito forte e de grande profundidade. O corpo do ator foi encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, preso a pedras, a cerca de 18 metros da superfície. A atriz Camila Pitanga estava com o artista, mas conseguiu nadar até uma rocha, onde gritou por socorro.

"A morte do ator da forma como aconteceu vai fazer com que, certamente, o Corpo de Bombeiros repense a atuação naquela área, que é cada vez mais procurada por turistas interessados nas belezas naturais", comenta.

Burity orientou banhistas a manter cautela nas áreas que não conhecem, para evitar justamente os acidentes como este que vitimou o ator global. Ele também pediu precaução aos nadadores, que se aventuram nas águas pela autoconfiança que dispõem.