Operação contra compra de votos é deflagrada pela PF em Alagoas

Por Redação com G1 Alagoas 02/09/2016 19h07 - Atualizado em 02/09/2016 22h10
Por Redação com G1 Alagoas 02/09/2016 19h07 Atualizado em 02/09/2016 22h10
Operação contra compra de votos é deflagrada pela PF em Alagoas
Foto: Divulgação/PF
Na madrugada desta sexta-feira (2), a Polícia Federal de Alagoas (PF) deflagrou a operação Vassalagem, que busca prender suspeitos de compra de votos na cidade de Cajueiro, Região Central de Alagoas. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão.

Segundo a PF, alguns vereadores da cidade estariam junto com uma funcionária pública doando terrenos e materiais de construção em troca de votos. As buscas tiveram como propósito localizar e apreender documentos que comprovem o crime. Ocorre que, para formalizar a doação, estariam sendo entregues documentos como termos de cessão de uso aos eleitores arregimentados.

Se condenados, os autores dos crimes poderão receber uma pena de até sete anos de prisão e terem cassados seus registros de candidatura.

A PF explicou que a operação foi batizada de Vassalagem porque remete a instituto em voga na Idade Média europeia quando reis e nobres distribuíam terras para comprar lealdade e apoio político dos correspondentes beneficiários (que passavam a ser seus vassalos). O termo significa, também, obediência, submissão e sujeição.