Professor explica a importância da prática de atividades físicas para saúde e boa forma

Por Redação 01/09/2016 14h02 - Atualizado em 01/09/2016 18h06
Por Redação 01/09/2016 14h02 Atualizado em 01/09/2016 18h06
Professor explica a importância da prática de atividades físicas para saúde e boa forma
Foto: Junior Silva/ Portal Já é Notícia
Hoje, comemora-se o Dia do profissional de Educação Física no Brasil, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. À redação do Portal Já Notícia, o professor de educação física, Pedro Lins, explicou a importância da prática de atividades físicas para a saúde e boa forma.

Para o educador Pedro Lins, de 32 anos, a prática da atividade física é fundamental para manter a saúde e o bem estar, ela sendo bem orientada e associada a uma boa alimentação e os benefícios à saúde. "Fortalecimento muscular, tonificação da musculatura, diminuição da pressão arterial, melhora circulação, eleva as nossas reservas de energia nos músculos aumentando assim a nossa resistência. Além dos benefícios fisiológicos tem os psicológico e sociais que são a motivação por novas rotinas, melhora da auto estima é da auto imagem, a melhora das relações interpessoais e favorece o trabalho em equipe", destacou.

A equipe do portal conversou com o professor sobre exercícios, saúde, dietas e muitas coisas que se tornaram preocupação nos últimos anos. Pedro trabalha atualmente no CT Planet funcional, em Arapiraca, e na cidade de Dois Riachos, na área escolar. Confira.

O que levou-lhe a optar por essa profissão?

Pedro - Desde o colégio que já me identifiquei com a área de esportes e minha mãe é professora (leciona). No colégio, eu tinha professores de educação física nos quais sempre tive muito respeito e admiração pelo trabalho uma coisa vou levando a outra e de repente já estava cursando Educação Física.

Que beneficios você acha que pode passar exercendo-a?

Pedro - Além de poder passar um maior conhecimento sobre os benefícios do exercício físico, posso mostrar que a educação física é sinônimo de saúde e passar isso para as pessoas é muito importante.

Quais esportes você trabalha com seus alunos?

Pedro - Na escola, procuro trabalhar com os meus alunos todos os esportes, sempre que possível estamos fazendo a pratica dos mesmos. Atualmente só trabalho com a educação física escolar. Onde trabalho exercícios que melhore a coordenação motora, a lateralidade e o desenvolvimento motor. Mas já tive equipes de futsal, onde fomos campeões da seletiva da 6° CRE e ficamos em 3° no Jeal, na etapa estadual em Maceió.

Qual a Carga horária de trabalho?

Pedro - Minha carga horária em dois riachos e de 20 horas.

Qual a importância do alongamento antes do inicio de alguma atividade física?

Pedro - Para mim, o alongamento é importante para manter a flexibilidade e para ajudar a prevenir lesões. Outros profissionais preferem fazer um breve aquecimento e depois realizar o alongamento. Desta forma, quando realizamos o alongamento nossos músculos earticulações vão aquecidos e desta forma mais elásticos, mas sempre recomendo realizar o alongamento antes e após o exercício.

Tem alguma experiência curiosa para contar?

Pedro - Não tenho nenhuma experiência curiosa.

Qual o maior orgulho de um profissional da Educação Física?

Pedro - O maior orgulho é sempre o reconhecimento do nosso trabalho.

Existe alguma atividade que você considera a chave para um corpo e uma mente saudáveis?

Pedro - A chave para o corpo saudável é praticar uma atividade física que você mais se identifica, pois acaba se tornando mais prazeroso, uma alimentação saudável e ter um descanso adequado também, pois o corpo precisa. No meu caso sempre gostei muito de todos os esportes, mas atualmente eu pratico a corrida de rua.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

Para se tornar um Educador Físico, é preciso estudar bastante. São cerca de 4 anos na faculdade para se tornar graduado. Aqueles que desejam dar aulas de Educação Física nas escolas precisam passar pela licenciatura primeiro. Há também diversas especializações e pós-graduações para os que desejam seguir na vida acadêmica.
 

Professor Pedro Lins e seu aluno, Emerson, na academia CT Planet, em Arapiraca