Corrida pela prefeitura de Penedo-AL terá quatro candidatos

Por Redação com Aqui Acontece 06/08/2016 17h05 - Atualizado em 06/08/2016 21h09
Por Redação com Aqui Acontece 06/08/2016 17h05 Atualizado em 06/08/2016 21h09
Corrida pela prefeitura de Penedo-AL terá quatro candidatos
Foto: Arte
Com o término do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de convenções partidárias em todo o país, o cenário político em Penedo começa a tomar forma. Quatro candidatos disputarão a chefia do Executivo municipal.

A primeira candidatura a ser oficializada no município ribeirinho foi a de Ivana Toledo. Atualmente filiada ao Partido Progressista (PP), a ex-vereadora e ex-primeira dama tentará se eleger para administrar a cidade a partir de 2017, ao lado do professor Carlos.

Carlos da Educação, como é mais conhecido, chegou a lançar sua pré-candidatura, mas após acordos firmados com o grupo Toledo deixou de lado seu sonho para ser vice de Ivana, ferindo o próprio discurso já que por diversas vezes chegou a declarar que só aceitaria ser vice de Jesus de Cristo, quando indagado sobre uma possível desistência da candidatura a prefeito.

A segunda convenção realizada na “Cidade dos Sobrados” foi a do atual prefeito, que, ao lado de Ronaldo Lopes, tentará se reeleger. Filiado ao PDT, Március Beltrão vai tentar vencer o pleito de outubro para governar Penedo pela 3ª vez. Com a parceria formada com o vice-prefeito, que é do PMDB, o candidato buscará sua reeleição mostrando ações realizadas em suas passagens pela prefeitura de Penedo e projetos ousados que estão em andamento.

Március Beltrão apostará também, durante a campanha eleitoral, na postura de Ronaldo Lopes para conquistar mais votos. Com um currículo extenso, com passagens pela Cohab-AL, Codevasf, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, DER e pela Assembleia Legislativa de Alagoas, o engenheiro é o responsável pela gerência do PAC Cidades Históricas no município ribeirinho, além de outros projetos.

Por sua vez, o ex-prefeito José Valério da Silva, também lançou seu nome na disputa. O político, atualmente filiado ao PT do B, tem como companheiro de chapa o pastor Silvânio. Professor Zé Alves, como é mais conhecido, é lembrado em toda cidade por seu jeito simples de ser e, principalmente, pela política assistencialista que desenvolveu na época em que teve a oportunidade de governar Penedo. Em 2004, o político foi eleito vice-prefeito na chapa de Március Beltrão, mas com a derrota nas urnas, em 2008, rompeu com o grupo do atual prefeito.

A última convenção partidária aconteceu nesta sexta-feira, 05 de agosto, e oficializou o nome do vereador Dr. Raimundo como candidato a prefeito de Penedo. Ao lado do advogado Alfredo Pereira, candidato a vice da chapa, o médico tentará se eleger apostando no discurso de que foi o melhor secretário de Saúde do município ribeirinho, cargo que ocupou nas gestões de Alexandre Toledo. Apesar das investidas do grupo liderado pelo PP, o político não desistiu de sua candidatura e segue confiante no propósito de convencer a população de que é o melhor para administrar Penedo e que não faz mais parte do grupo Toledo.

Segundo o TSE, com o fim do prazo para as convenções partidárias, inicia-se uma nova etapa, que é a dos registros das candidaturas nos cartórios eleitorais, que podem ser feitos até às 19h do dia 15 de agosto. Já no dia 16, começa oficialmente a propaganda eleitoral.

Veja como foram as convenções dos candidatos:

Ivana e Carlos;
Március Beltrão e Ronaldo Lopes;
Zé Alves e Pastor Silvânio;
Dr. Raimundo e Alfredo Pereira.