Como vai funcionar o Senado na sessão plenária de pronúncia do Impeachment

Por Agência Senado 04/08/2016 18h06 - Atualizado em 04/08/2016 21h09
Por Agência Senado 04/08/2016 18h06 Atualizado em 04/08/2016 21h09
Como vai funcionar o Senado na sessão plenária de pronúncia do Impeachment
Foto: Agência Senado
A Diretoria-Geral do Senado divulgou nesta quinta-feira (4) uma nota com informações sobre o funcionamento da Casa durante a sessão plenária de pronúncia, referente ao processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, que está marcada para terça-feira (9), às 9h.

Acesso
O acesso de servidores e demais colaboradores do Senado será normal, desde que portem o crachá em local visível. No entanto, para entrar no Plenário, será necessária credencial específica. Além dessas pessoas e dos senadores, é facultada a permanência no Plenário de ex-senadores, suplentes de senadores e deputados federais, desde que devidamente identificados. O Salão Azul, o Salão Negro, o Salão Nobre e o Plenário do Senado estarão isolados, com entrada controlada para esse público.

Não será permitido o ingresso nas dependências do Senado de quaisquer outras pessoas estranhas ao trabalho, inclusive servidores da Câmara dos Deputados. Além disso, o programa de visitação institucional será suspenso nos dias 9 e 10 de agosto. Para a imprensa credenciada no Senado, o auditório Petrônio Portela estará disponível com infraestrutura específica para atendê-la.

Credenciamento
O credenciamento das pessoas autorizadas a terem acesso ao Plenário para a sessão de pronúncia será realizado exclusivamente por meio de formulário que foi enviado aos chefes de gabinetes. Serão distribuídas uma credencial personalizada para cada um dos gabinetes parlamentares, uma para cada uma das lideranças partidárias e uma para cada um dos blocos parlamentares.

Foi autorizado o acesso dos fotógrafos dos gabinetes às galerias do Plenário, em sistema de rodízio, em razão de limitações do espaço. O profissional receberá credencial específica para realizar o registro fotográfico do discurso do respectivo senador, podendo permanecer nas galerias pelo prazo de 10 minutos. A credencial deverá ser retirada no auditório Petrônio Portela, pouco antes do momento do acesso, e devolvida em seguida.

Estacionamentos
Parte do estacionamento do Anexo I estará reservada para veículos de imprensa. Os outros estacionamentos da Casa estarão abertos normalmente. Contudo, a Diretoria-Geral do Senado alerta que os acessos aos estacionamentos podem sofrer modificação, caso haja alguma alteração no trânsito determinada pelo governo do Distrito Federal (GDF). As informações sobre as mudanças no trânsito serão comunicadas após o posicionamento do GDF.

Emergência de saúde:
Na necessidade de atendimento de emergência de saúde, o serviço médico, localizado próximo ao Plenário do Senado, estará em pleno funcionamento enquanto durar a sessão de votação da pronúncia.