Encontro da Junta Comercial estreita relação com clientes no Sertão alagoano

Por Assessoria 20/07/2016 14h02 - Atualizado em 20/07/2016 17h05
Por Assessoria 20/07/2016 14h02 Atualizado em 20/07/2016 17h05
Encontro da Junta Comercial estreita relação com clientes no Sertão alagoano
Foto: Assessoria
Para estreitar a relação com o cliente do Sertão alagoano e diminuir o número de dúvidas nos processos empresariais, foi realizada, nesta terça-feira (19), a terceira edição do Encontro Regional de Contadores. Promovido pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), o evento foi sediado em Delmiro Gouveia.

O encontro aconteceu no escritório regional do Sebrae/AL no município e teve como tema as particularidades do registro empresarial com foco na transformação de empresas, sendo ministrado pelo advogado e vogal da Juceal Fábio de Lima.

Na oportunidade, o vogal explicou desde o conceito de empresário, as suas divisões e até a definição de atividade econômica, diferindo de atividade simples e com registro de sua pessoa jurídica nas Juntas Comerciais.

Ao tratar do tema principal da palestra, transformação de empresas, o advogado reforçou um ponto de entendimento: “A transformação de uma empresa não altera as responsabilidade, as obrigações dela, ela continua com a vida normal. A mudança da natureza não deve implicar nos direitos e nos deveres a serem obedecidos anteriormente”.

Lima ainda destacou, a fim de diminuir os erros na formatação dos processos, que sempre deve ser pensado no tipo empresarial a ser transformado. “Vocês devem analisar dois pontos da operação, o que está sendo transformado e o que vai transformar”, reforçou ao tratar que a transformação para tipo empresarial deve respeitar os mesmos requisitos de uma constituição.

A palestra foi finalizada com dicas para evitar erros recorrentes cometidos nos processos e opções de consulta – manuais formatados pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração (Juceal) para cada tipo de empresa estão disponíveis no site da Juceal.

Para a contadora Sandra Gonçalves, o encontro serviu como forma de atualização dos procedimentos. A contadora ainda ressaltou que a descentralização do evento é necessária até pela “carência de informações devido à distância”, não permitindo que os contadores estejam sempre em contato direto com a Junta Comercial.

“Eu cheguei logo na parte que tinha mais dúvidas, a de transformação, então foi ótimo para mim. [O encontro] é um momento que a gente pode falar diretamente com a Junta, tirar dúvidas, aprender como realmente faz um procedimento, o que às vezes não dá para fazer só por telefone”, explicou.

O Encontro Regional de Contadores foi o segundo evento do dia realizado em Delmiro Gouveia, que ainda contou com momento direcionado aos servidores das prefeituras alagoanas que são responsáveis pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em seus municípios.