Prefeitura inaugura monumento 'A Mão da Mãe Natureza', no Parque Ceci Cunha

Por Assessoria 07/07/2016 16h04 - Atualizado em 07/07/2016 19h07
Por Assessoria 07/07/2016 16h04 Atualizado em 07/07/2016 19h07
Prefeitura inaugura monumento 'A Mão da Mãe Natureza', no Parque Ceci Cunha
Foto: Ascom/Arapiraca
Mão que abraça, protege e inspira. O “Monumento à mãe natureza”, inaugurado nesta quinta-feira (7) no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, é mais uma das intervenções urbanas que passaram a fazer parte do cartão postal da cidade, como também dos inúmeros enquadramentos fotográficos das redes sociais.

A ação é fruto dos artistas da Fábrica de Sonhos (FDS) e de Daniel Rocha – coordenador e articulador desse projeto de incentivo à cultura local com ações que visam não só o embelezamento dos espaços públicos, como também, e consequentemente, a valorização dos artesãos da terra e do próprio município.

“Sempre achei que Arapiraca podia ter em seus espaços públicos algo que a diferenciasse, que ela não fosse mais uma cidade brasileira. Como tive a oportunidade de viajar bastante, vi muitas coisas legais que podiam ser feitas aqui. Então busquei os artesãos talentosos do município para concretizar essas ideias, pensar junto a eles em outras coisas interessantes, também com o intuito de fazer a manutenção dos nossos espaços públicos”, disse. E completou: “A interação dos cidadãos com a arte de rua é maravilhosa.”

Participaram da inauguração a prefeita Célia Rocha, o coordenador da FDS, Daniel Rocha, os artesãos do projeto, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) Ivens Barbosa, além de alunos, professores das escolas convidadas e passantes do Parque Ceci Cunha.

“Agradeço ao Cícero Galdino [entusiasta da causa ambiental] que tem procurado trabalhar noite e dia para que as pessoas despertem para a responsabilidade que todos nós temos com a natureza. E agradeço também ao Daniel e aos nossos artesãos pelo belíssimo trabalho, que já tem gerado esta interação dos espaços urbanos com a comunidade. A Fábrica de Sonhos é um orgulho. As pessoas e nossa cidade precisam desse olhar. Essa mão é a mão de cada um de nós”, concluiu.

A “mão da mãe natureza”, assinada pelo artista plástico arapiraquense Dja, é inspirada em um monumento semelhante localizado na cidade de Punta del Este, no Uruguai, e adaptada às referências de Arapiraca.

O monumento é uma realização da FDS em parceria com Semasa, uma vez que a árvore que deu origem à “metrópole do agreste” está no centro do monumento, que a abraça e a protege simbolicamente.

Além disso, houve a doação de mudas de arapiracas dentre outras árvores para 16 escolas da rede municipal, como maneira de incentivar a arborização, e também a entrega de troféus – uma homenagem da Prefeitura de Arapiraca – às instituições escolares que mais se destacam no campo do ativismo ambiental, tais como:

Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto, sítio Gruta D'Água; Escola de Ensino Fundamental Laury Capistrano, sítio Lagoa do Rancho; Escola de Ensino Fundamental Otávio Lourenço, bairro Olho D'Água dos Cajuzinhos; Escola de Tempo Integral, Manoel João, sítio Carrasco; Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano, bairro Caititus e Escola de Ensino Fundamental Pedro Aristides, sítio Alazão.

O plantio das mudas é orientado pela Semasa, que tem por objetivo estender essa atividade de preservação ao meio ambiente a todas as escolas e creches municipais.