Girau do Ponciano segue na busca pelo Selo Unicef

Por Assessoria 15/06/2016 17h05 - Atualizado em 15/06/2016 20h08
Por Assessoria 15/06/2016 17h05 Atualizado em 15/06/2016 20h08
Girau do Ponciano segue na busca pelo Selo Unicef
Foto: Assessoria
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com apoio da Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano, por meio das Secretarias Municipais, do Conselho Tutelar e dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), promoveu nesta última quinta feira (10), no Ginásio de Esporte Professor Djalma Nunes, o II Fórum Comunitário em Busca do Selo UNICEF, um espaço para discussão de ideias em torno das politicas públicas para crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença do Prefeito Fabinho Aurélio; da primeira dama e secretária de assistência social, Ana Karina; da presidente do CMDCA, Maria Betânia; da articuladora do Selo UNICEF, Daniela Damasceno; dos representantes do NUCA, Osmar Simão e Suzimilly Farias; autoridades locais, secretários que compõem a ‘administração forte e abençoada’ e mais de 300 adolescentes, munidos pelo desejo de conquistar um amplo espaço na elaboração e execução das politicas públicas.
 

O II Fórum traz uma profunda análise dos avanços e conquistas alcançados nos últimos anos em Girau do Ponciano e tem uma metodologia padronizada para todos os municípios que concorrem ao Selo UNICEF 2016. Para acompanhar de perto os acontecimentos do dia, Girau do Ponciano recebeu a visita e especial atenção da mediadora do selo UNICEF, Ângela Gomes, que vem acompanhando as ações e projetos desenvolvidos no município com foco na criança e adolescente.

O prefeito Fabinho Aurélio ratificou o compromisso da ‘administração forte e abençoada’ em intensificar ações que ampliem o protagonismo juvenil na sociedade. “Temos que garantir a proteção e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. Poder público e sociedade civil têm a obrigação de criar um ambiente favorável à promoção do protagonismo infanto-juvenil, na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e na formulação e avaliação das políticas públicas municipais”, disse o chefe do executivo municipal.


O evento também contou com apresentações do grupo de ballet da Creche Municipal, da Quadrilha Explosão Girauense, do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) e paródias cantadas pelos adolescentes do NUCA, que tinham como propósito despertar a atenção dos poderes que compõem a administração pública para a necessidade de politicas públicas para as crianças e adolescentes.


A presidente do CMDCA agradeceu o empenho dos conselheiros municipais, dos adolescentes presentes e ressaltou o total apoio da gestão local. “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente não trabalha sozinho. A queda nos índices de violação dos diretos das crianças e dos adolescentes em nosso município é fruto da parceria com diversos setores da sociedade, somados aos esforços do poder público”, ressaltou Betânia Inácio.

A mediadora do Selo UNICEF parabenizou a intensa participação dos jovens durante todo o evento. “Torna-se gratificante e muito prazeroso participar desses momentos, parabéns a cada jovem que aqui se faz presente pela percepção que vocês são fundamentais no processo de formulação, aperfeiçoamento e implantação de políticas públicas, com qualidade e eficiência para todos, em especial, para nossos jovens”, relatou Ângela Gomes.


Os adolescentes presentes são integrantes do NUCA nas escolas da rede pública municipal de ensino e assumem o papel de agentes multiplicadores em suas localidades dos temas e conteúdos abordados no II Fórum Comunitário em Busca do Selo UNICEF. O evento também contou com diversos stands criados pelas secretarias de saúde, educação, assistência social, do conselho tutelar, CMDCA e NUCA para tornar público os programas e serviços desenvolvidos pela gestão do prefeito Fabinho Aurélio.