Anarriê: crianças autistas se divertem no “Arraiá do Espaço Trate”

Por Assessoria 15/06/2016 09h09 - Atualizado em 15/06/2016 12h12
Por Assessoria 15/06/2016 09h09 Atualizado em 15/06/2016 12h12
Anarriê: crianças autistas se divertem no “Arraiá do Espaço Trate”
Foto: Assessoria
“Segura o milho! Rala o milho! Joga o sabugo fora”. O São João diz muito sobre a nossa cultura e, mais ainda, sobre quem brinca neste festejo.

Com muita empolgação e sorrisos à mostra, as crianças vinculadas ao Espaço Trate Autismo de Arapiraca fizeram o seu arraiá na tarde desta terça-feira (14) na Escola Municipal de Circo Teófanes da Silveira, no Bosque das Arapiracas.

Vestidos a caráter, eles realizaram no local uma verdadeira quadrilha junina, fazendo passos improvisados como a troca de pares e o túnel.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), por sua vez, é caracterizado por dificuldades acentuadas no comportamento, interação social, comunicação e sensibilidades sensoriais de quem o possui.

“Esta é uma das intenções deste momento aqui, hoje: a interação social. Além de entrarem em contato com outras pessoas, os nossos pequenos podem vivenciar esta manifestação cultural tão peculiar do nosso povo, que é o São João. Nada melhor que se fantasiar para aflorarem as cognições e afastarem os medos”, diz a diretora do Espaço Trate, a assistente social Gleyce Iara de Oliveira.

No Carnaval deste ano, os usuários fizeram uma grande folia com um bloco saindo pelos corredores do Arapiraca Garden Shopping.