Prefeito Fabinho Aurélio entrega sementes a agricultores girauenses

Por Assessoria 03/06/2016 14h02 - Atualizado em 03/06/2016 17h05
Por Assessoria 03/06/2016 14h02 Atualizado em 03/06/2016 17h05
Prefeito Fabinho Aurélio entrega sementes a agricultores girauenses
Foto: Assessoria de Comunicação
Como continuidade às ações de incentivo à agricultura, a Prefeitura Municipal de Girau do Ponciano (PMGP), por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na manhã desta sexta feira (03), na sede da Secretaria de Assistência Social, a entrega de sementes de feijão aos agricultores familiares do município.

O secretário de agricultura, Laelson Lima, destacou o trabalho realizado pela administração forte e abençoada e ressaltou as importantes parcerias com as instituições EMATER e ADEAL para promover ações que visam dar condições de produção às famílias de agricultores familiares. “EMATER e ADEAL, como órgãos de extensão rural, estão dando todo o suporte necessário para que a distribuição de sementes possa potencializar a agricultura familiar. O prefeito Fabinho Aurélio vem disponibilizando sementes de qualidade com origem aprovada pela Embrapa, e isso mostra o cuidado da atual gestão em garantir o melhor para os agricultores de Girau do Ponciano”, disse o secretário da pasta.

Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de assistência social, Ana Karina; o chefe de gabinete do município, José Aurélio; a secretária adjunta de educação, Vânia Nunes; o ex prefeito de Girau do Ponciano, Aurélio Firmino de Oliveira; demais secretários e representantes de associações e movimentos rurais.

O programa de entrega de sementes é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. Nesta etapa, foram distribuídos 1.000 kg de sementes de feijão, que irão beneficiar cerca de 2000 famílias.

Uma das beneficiadas, a agricultora Josefa Oliveira, revelou que a entrega de sementes vai complementar sua produção que hoje funciona como principal fonte de sobrevivência da família. “Acredito que a produção vai avançar mais com essas sementes de milho e a renda vai melhorar”, contou a agricultora do Povoado Algodão.

Durante a entrega foi realizada orientação aos agricultores sobre práticas para um melhor plantio das sementes. Da preparação da terra a colheita do produto final, a equipe técnica da EMATER representada pelo senhor Renalvo Rosa esclareceu dúvidas dos presentes.

O prefeito Fabinho Aurélio enfatizou que a atual administração não se preocupa apenas em distribuir as sementes, mas busca orientar os agricultores no manejo adequado das culturas e, assim, produzir melhor.

“O agricultor familiar tem a possibilidade de produzir mais e ter um ganho em qualidade de vida. Com a distribuição de sementes selecionadas e a assistência técnica, a perspectiva é que a agricultura familiar do município continue crescendo. Nós estamos entregando sementes selecionadas. São sementes com total aproveitamento de que darão frutos. E nossa equipe está disponível para orientar o produtor desde a hora de escolher o local do plantio até a comercialização”, ressaltou o jovem gestor do município.

Também no evento, o senhor José Erasmo de Farias (Jota) foi nomeado secretário municipal de cultura, substituindo o senhor José Miguel da Silva (Militar), que pediu afastamento para disputar as eleições municipais deste ano.