Deputados de AL votam último veto pendente e destrancam pauta na ALE

Por Redação com G1-AL 26/05/2016 15h03 - Atualizado em 26/05/2016 19h07
Por Redação com G1-AL 26/05/2016 15h03 Atualizado em 26/05/2016 19h07
Deputados de AL votam último veto pendente e destrancam pauta na ALE
Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) votou, em sessão ordinária na quarta-feira (25), o último veto governamental que trancava a pauta.

Os parlamentares decidiram pela manutenção do veto do Chefe do Executivo ao projeto do deputado Inácio Loiola (PSB), que incluía o tema “educação financeira” no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais.

Durante a discussão da matéria, Loiola, autor do projeto, defendeu a derrubada do veto. “A ideia é disseminar os conhecimentos sobre educação financeira e economia doméstica no aluno, fazendo com que o mesmo seja capaz de obter ensinamentos sobre técnicas financeiras e ajudando-o no aprendizado pessoal”.

Esse tema faria parte das aulas de matemática, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. “O tema […] já vem sendo implantado em várias escolas do país. Por exemplo, em escolas estaduais do Piauí, o tema passou a ser inserido como disciplina na grade curricular”, defendeu Loiola.

Ele recebeu o apoio dos deputados Rodrigo Cunha (PSDB), Gilvan Barros Filho (PSDB) e Tarcizo Freire (PP).

Do outro lado, o deputado Isnaldo Bulhões (PMDB), que representou a liderança do governo na Casa durante a sessão, defendeu a manutenção do veto. Para ele, apesar do tema ser importante, a iniciativa geraria despesa ao Poder Executivo, além de contar com vício de iniciativa.

Outros projetos

Além da manutenção do veto ao projeto de Inácio Loiola, outros também foram votados, dentro da área educacional, como o que dispõe sobre educação ambiental e institui a política estadual de educação ambiental; o que cria, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação, a função especial de articulação de ensino (ambos de autoria do Poder Executivo).

Também foi aprovada a concessão do título de Cidadã Honorária de Alagoas á advogada Fernanda Marinela de Souza Santos, de autoria da deputada Jó Pereira (PMDB), e o que estabelece critérios para a indicação e concessão dos Títulos de Cidadão Honorário de Alagoas, proposto pelo deputado Rodrigo Cunha.