Em Brasília, prefeito Fábio Aurélio participa da XIX Marcha em Defesa dos Municípios

Por Assessoria de Comunicação 11/05/2016 17h05 - Atualizado em 11/05/2016 21h09
Por Assessoria de Comunicação 11/05/2016 17h05 Atualizado em 11/05/2016 21h09
Em Brasília, prefeito Fábio Aurélio participa da XIX Marcha em Defesa dos Municípios
Foto: Assessoria
O prefeito Fabinho Aurélio (PSD), acompanhado da primeira dama e secretaria de assistência social, Ana Karina, viajou à Brasília na tarde da última segunda-feira (9) para participar da XIX Marcha em Defesa dos Municípios, que se estende até o próximo dia 12 de maio, tendo como tema central 'Desafios de Final do Mandato'. Pretende-se analisar, sugerir e orientar todos os gestores sobre medidas e cuidados que devem ser observados na administração pública municipal.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.

Considerado o maior da América Latina, o evento municipalista programado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) também terá a participação de especialistas de diversas áreas como Judiciário e Tribunais de Contas.

Fabinho Aurélio destaca que estará em pauta o desequilíbrio das relações federativas e do estrangulamento das políticas públicas e decisões que transferem aos Municípios cada vez um maior número de ações em áreas importantes, como Saúde e Educação. Ele afirma que é preciso buscar alternativas antes que a situação pela qual passa o país também resulte em uma paralisação dos Municípios.

“Vários temas estão sendo discutidos com a meta de melhorar a vida da população, fortalecendo os municípios. A crise econômica enfrentada no Brasil também tem sido tema de discussões. Na verdade, estamos buscando soluções para os problemas comuns da nossa comunidade. A união dos gestores de todo o Brasil é importante nesse sentido e Girau do Ponciano não poderia ficar fora desse debate. É notório que o Brasil atravessa uma das maiores crises dos últimos tempos e precisamos encontrar meios para vencer as dificuldades”, comentou o atual gestor do município.


“Vamos mostrar que nossa luta de muitos anos está longe de ser encerrada e que a nossa defesa é pelas nossas cidades. Afinal, a riqueza do Brasil nasce no município, pelo trabalho de seu povo e pelo que ele produz. É preciso reconhecimento e melhor distribuição do que se arrecada”, ressaltou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

A maioria das conquistas observadas nas cidades brasileiras deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha.