Internautas realizam campanha 'bela, recatada e do lar'; entendam

Por Diário de Pernambuco 20/04/2016 16h04 - Atualizado em 20/04/2016 19h07
Por Diário de Pernambuco 20/04/2016 16h04 Atualizado em 20/04/2016 19h07
Internautas realizam campanha 'bela, recatada e do lar'; entendam
Foto: Reprodução
Bela, recatada e do lar. Foram essas as referências escolhidas pela revista Veja para falar de Marcela Temer, 32, esposa do vice-presidente Michel (PMDB), 75, em uma matéria publicada na última segunda-feira. O texto, que se propôs a ser elogioso, falava de como Temer – 43 anos mais velho que Marcela – conheceu a esposa e de sua rotina de cuidados com a casa, o filho e o marido. A publicação causou revolta nas mulheres, que passaram a postar fotos com a tag #belarecalcadaedolar, ironizando os esteriótipos reforçados pela revista.

No Recife, um protesto foi marcado para este sábado, às 11h. Na página do evento no Facebook, o grupo questiona o padrão de mulher ideal sugerido pela revista. “A intenção de enaltecer Marcela Temer como a mulher que todas deveriam ser, à sombra, nunca à frente, será substituída nesse encontro”, diz a publicação.

Nas redes sociais, internautas fizeram memes para debochar da publicação. Questionando o padrão de “boa mulher” reforçado pela revista, versões como “fera, empoderada e do bar” e “livre, desbocada e do mar” viralizaram rapidamente.
 
Confira algumas publicações: