Coronel Marcos Sampaio é o novo comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas

Por Redação com Gazetaweb 01/04/2016 17h05 - Atualizado em 01/04/2016 21h09
Por Redação com Gazetaweb 01/04/2016 17h05 Atualizado em 01/04/2016 21h09
Coronel Marcos Sampaio é o novo comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas
Foto: Secom Maceio
Após uma reunião com o governador Renan Filho (PMDB) na tarde desta sexta-feira (1º), o comandante de Policiamento da Capital, coronel Marcos Sampaio, informou que aceitou o convite para assumir o Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas. Ele foi indicado ao posto maior da Polícia Militar pelo ex-comandante, coronel Lima Júnior, que agora é secretário de Segurança Pública.

De acordo com o Sampaio, desde a saída de Lima Júnior da Polícia Militar seu nome foi ventilado como substituto, mas só nesta sexta-feira o convite foi feito oficialmente pelo governador Renan Filho.

"Aceitei o convite realizado pelo nosso governador e vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelos nossos homens nas ruas de todo o estado", frisou Sampaio.

Sobre eventuais mudanças nos batalhões e na cúpula da PM/AL, Sampaio não fez nenhuma projeção neste momento, mas garantiu que o policiamento ostensivo será uma das prioridades do seu comando à frente da Polícia Militar de Alagoas.

Sampaio foi escolhido pelo governador após o ex-comandante ser nomeado como secretário de Segurança Pública de Alagoa (SSP). Sampaio chega com a missão de garantir uma polícia integrada com as demais forças da Segurança Pública do estado.  

Perfil do novo comandante

Bacharel em Ciências Contábeis, Marcos Sampaio tem 25 anos de carreira militar e será o primeiro comandante-geral da instituição formado em Alagoas. Na condição de cadete, ele frequentou o Curso de Formação de Oficiais (CFO), na APMSAM, entre os anos de 1991 e 1993, quando foi declarado aspirante a oficial.

Além da função de comandante de Policiamento da Capital, o coronel Marcos Sampaio já assumiu as funções de comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope); comandante do 3º BPM (Arapiraca); chefe da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Alagoas; chefe do então Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods); subcomandante do 10º BPM (Palmeira dos Índios); subdiretor do Centro de Gerenciamento de Crises; entre outros.

O oficial possui cursos nas áreas de Direito Internacional Humanitário (DIH), na PMAL; Policiamento de Alto Risco, na SSP/AL; Força Tática na Rota da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Gerenciamento de Crises no Gate/PMESP; Assessoria Parlamentar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco/PMESP e Bastão Perseguidor (BP/60), realizado na Polícia Militar do Amazonas.