Após sair do PTB, Collor se filia ao PTC e pode disputar prefeitura de Maceió

Por Redação com uol e agências 31/03/2016 15h03 - Atualizado em 31/03/2016 18h06
Por Redação com uol e agências 31/03/2016 15h03 Atualizado em 31/03/2016 18h06
Após sair do PTB, Collor se filia ao PTC e pode disputar prefeitura de Maceió
Foto: Divulgação
O senador por Alagoas Fernando Collor de Mello anunciou, nesta quinta-feira (31), que se filiou ao PTC. O ex-presidente estava antes no PTB, mas decidiu deixar o partido após o anúncio de desembarque do governo federal.

O senador disse ainda que recebeu convites de legendas neste período. Mas a filiação dele foi anunciada como uma "volta pra casa", como ele mesmo declarou pelo Facebook. O partido é presidido pelo mesmo pelo mesmo líder do PRN ao qual foi eleito presidente em 1989. Foi o PRN que deu origem ao PTC.

"Pesou na decisão a identidade programática e a relação histórica com dirigentes nacionais da legenda, como o presidente Daniel Tourinho. O partido, com o número 36, sucedeu o antigo PRN, sigla pela qual Collor elegeu-se presidente da República, em 1989", disse o senador, em comunicado oficial. 



Collor havia anunciado sua saída do PTB no dia 18 de março, em comunicado também pelas redes sociais.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o partido tem 182 mil filiados no país. O PTC, porém, não tem deputados federais e, até a filiação de Collor, não possuía senador.

Após a renúncia em 1992, Collor retornou à política como filiado do PRTB, partido de Levy Fidelix, em 2000. Por ele, se elegeu senador por Alagoas em 2006; logo após tomar posse no Senado, entrou no PTB.

Segundo informações de pessoas ligadas ao partido, ainda que não seja nada descartável, é que Collor avalia a possibilidade de disputar a prefeitura de Maceió ainda este ano.

É importante lembrar que em todas as vezes em que foi candidato – com a exceção da última – ele só se manifestou oficialmente na última hora.