Filhote de jacaré é capturado em Residencial de Arapiraca

Por Redação 16/03/2016 11h11 - Atualizado em 16/03/2016 15h03
Por Redação 16/03/2016 11h11 Atualizado em 16/03/2016 15h03
Filhote de jacaré é capturado em Residencial de Arapiraca
Na manhã desta quarta-feira (16), um filhote de Jacaré de Papo Amarelo foi encontrado por moradores do Residencial Arapiraca, bairro Bom Sucesso. 

Segundo informações de testemunhas, uma moradora foi colocar o lixo na lixeira e se deparou com o animal, misturado aos entulhos.

Passado o susto, ela capturou o jacaré e acionou uma equipe do Corpo de Bombeiros para o recolhimento e encaminhamento ao Instituto de Meio Ambiente (IMA)

Esta espécie de jacaré habitava rios, lagos e brejos próximos ao mar.

Hoje, encontra-se em perigo de extinção por causa dos seguintes fatores: poluição de rios e lagos por esgotos, agrotóxicos e metais pesados; Assoreamento de rios, aterramento de lagoas, drenagem dos brejos; Devastação da restinga pela exploração imobiliária; caça pois sua carne é muito saborosa e sua pele para calçados e vestimentas.

Os jacarés são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. Também controlam a população de insetos e dos gastrópodes (caramujos) transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d'água). Suas fezes servem de alimento a peixes e a outros seres vivos aquáticos.