CFAP realiza primeira instrução noturna do Curso de Formação de Praças

Por Redação com Assessoria 27/02/2016 10h10 - Atualizado em 27/02/2016 13h01
Por Redação com Assessoria 27/02/2016 10h10 Atualizado em 27/02/2016 13h01
CFAP realiza primeira instrução noturna do Curso de Formação de Praças
Foto: Cortesia PM
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) realizou na noite dessa sexta-feira, 26 e madrugada deste sábado, 27, a primeira instrução noturna da grade extracurricular com os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), turma 1, 2016.

A programação foi iniciada às 21 horas de ontem e contou com atividades físicas e palestras. A partir de meia-noite, foram realizadas as oficinas de maneabilidade, vivacidade, operações aquáticas, operações sob stress e acuidade visual e auditiva que duraram até as 4 horas, quando saiu a marcha administrativa, em direção ao bairro do Pontal.

De acordo com o comandante do CFAP, tenente-coronel Maxwell Santos, a atividade noturna ajuda na integração entre os alunos, além de reforçar o espírito de corpo e a disciplina inerente ao militarismo.

“É um momento diferenciado, que auxilia no resgate de valores como autoconfiança, persistência, resistência e superação de dificuldades. Ele funciona ainda como um complemento nas instruções, apresentando algumas situações a serem enfrentadas pelo futuro policial nas ruas”, explica Maxwell.

Assim como as demais ações do Centro de Formação, esta atividade noturna recebeu o apoio do comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, que também entende que a formação dos novos soldados da corporação deve estar baseada na técnica e no profissionalismo.

"Nossa orientação é para que as atividades sejam desenvolvidas dentro dos parâmetros técnicos de segurança, possibilitando que o aluno absorva os conteúdos da melhor maneira possível e possa utilizá-los em benefício da sociedade após a formação", ressalta Lima Júnior.

O Batalhão de Marcha partiu do CFAP, em direção ao litoral sul, alcançando a área de preservação ambiental, restinga, localizada no Pontal da Barra, onde ocorreu o chamado Alto Horário, de dez minutos, com o descanso e hidratação da tropa. O percurso seguiu pela faixa de areia, até o final da restinga, retornando ao Centro de Formação.

O trajeto, de aproximadamente 8 km, contou com o apoio de uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros, de balizadores do Batalhão de Trânsito e de uma ambulância do Centro Médico Hospitalar da PM.