Nova onda feminina ganha espaço no gênero sertanejo

Por Redação com O Globo 27/01/2016 11h11
Por Redação com O Globo 27/01/2016 11h11
Nova onda feminina ganha espaço no gênero sertanejo
Foto: Montagem
Das Irmãs Galvão e Inezita Barroso a Roberta Miranda e Paula Fernandes, a presença feminina no sertanejo sempre se deu de forma esporádica, apoiada mais no talento individual do que numa busca coletiva por espaço.

De uns tempos para cá, porém, um movimento começou a tomar forma no interior do país. E despontou nas paradas de sucessos. Na lista das 100 músicas mais tocadas no Brasil no mês passado, apurada pela Crowley Broadcast Analisys, cantoras/compositoras do gênero chamam a atenção entre o 18º e o 42º lugares.

Pouco conhecidas no Sudeste, elas disputam espaço com Marco & Bellutti, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, entre outros astros de um universo masculino, jovem e festeiro. Cantando o amor, a traição, a sofrência, a farra e a bebedeira, Simone & Simaria (“Meu violão e nosso cachorro”), Maiara & Maraísa (“10%”) Marília Mendonça (“Sentimento louco”) e Paula Mattos (“Quem vê cara não vê coração”) trazem novos ares a um cancioneiro que fala, com sotaque do interior, de um Brasil cada vez mais urbano e acelerado. Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Marília também é uma das compositoras que mais arrecadaram direitos autorais em 2015, com “Calma”, gravada por Jorge & Mateus; e “Faça ela feliz (Cuida bem dela)” e “Até você voltar”, ambas por Henrique & Juliano.

MAIARA E MARAÍSA

 

Maiara e Maraísa (Foto: Divulgação)

As gêmeas de 28 anos, nascidas em São José dos Quatro Marcos (MT), cantam desde pequenas, mas foi a composição que as fez ser notadas por expoentes do novo sertanejo como Jorge & Mateus e Cristiano Araújo, que gravaram, respectivamente, “Prisão sem grade” e “Caso indefinido”.

SIMONE & SILMARIA


Simone & Silmaria (Foto: Divulgação)

Simone & Simaria começaram a cantar ainda crianças, em Uibaí, na Bahia, onde nasceram. Percalços financeiros (e a morte do pai) as levaram para Mato Grosso e São Paulo, onde Simaria (“o maior talento para composição da dupla”, diz a irmã) passou a trabalhar com Frank Aguiar.

MARÍLIA MENDONÇA


Marília Mendonça (Foto: Divulgação)

Aos 20 anos, Marília Mendonça é conhecida como a “nenenzinha” da turma. Nascida em Cristianópolis (GO), ela começou a compor aos 12. Autora do hit “Faça ela feliz (Cuida bem dela)”, de Henrique & Juliano, Marília lançou seu primeiro DVD só em 2015.

 
PAULA MATTOS


Paula Mattos (Foto: Divulgação)

Gravada por Gusttavo Lima (“Doidaça”), Marcos & Belutti (“Irracional”) e Henrique & Juliano (“Separa, namora”), Paula dá os seus primeiros passos na carreira de intérprete com muita cautela.

“A sofrência está em alta, mas tem que tomar cuidado. Acho que a mulher tem que se valorizar, ser feliz. Ela quer curtir, ela quer beber, quer viver uma sofrência legal”, diz.