Jequiá da Praia inicia festividades em homenagem a São Sebastião

Por Ascom/ Jequiá da Praia 06/01/2016 09h09
Por Ascom/ Jequiá da Praia 06/01/2016 09h09
Jequiá da Praia inicia festividades em homenagem a São Sebastião
Foto: Ascom/ Jequiá da Praia
A Paróquia de Jequiá da Praia e a Prefeitura Municipal iniciaram as festividades em homenagem ao co-padroeiro do município, São Sebastião. A programação segue até o dia 24 de janeiro.

A festa é dividida em duas etapas. A primeira, a tradicional peregrinação do santo nos povoados da região lagunar, teve início domingo e vai até o dia 09. A abertura das celebrações aconteceu no povoado Algodoeiro. Na segunda, foi a vez do povoado Grito; terça a celebração aconteceu no povoado Paturais. Nesta quarta-feira (06), a festa acontece em Alagoinhas; quinta-feira (07) no povoado França; sexta-feira (08) em Roçadinho, junto com a comunidade de Ponta d’Água e, encerrando a região Lagunar, sábado (09) será em Ponta de Pedra. Durante todos os dias, são realizadas missas, batizados e uma quermesse, com o já tradicional leilão de pratos nas comunidades.

Segundo o padre Alex Oliveira, durante o dia, a imagem de São Sebastião percorrerá as casas dos moradores. “São Sebastião percorrerá as residências abençoando a todos e convidando os fiéis para a missa que acontecerá a noite. Após a missa, serão realizados os tradicionais leilões com prendas doadas pelos moradores. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a igreja”, explicou o pároco de Jequiá da Praia.

No domingo, dia 10, a peregrinação será encerrada com uma grande caminhada saindo do Povoado Ponta de Pedra até a igreja Matriz, em Jequiá da Praia, trazendo a imagem de São Sebastião.

As festividades retornam no dia 14 de janeiro, quando tem início a segunda parte da programação religiosa, no Centro da cidade.
Para o Padre Alex, o evento é de grande importância para a comunidade e para a igreja, já que, apesar ser o co-padroeiro do município, a festa de São Sebastião é a maior festa religiosa do município.

“As festividades acontecem durante todo o mês de janeiro o mobiliza todo o município. As pessoas são muito devotas de São Sebastião. Muitas famílias que não moram mais em Jequiá da Praia voltam durante a festa para pagara promessas e visitar as famílias”, disse o padre.

Programação Cultural
Durante a semana de peregrinação, a Secretaria de Cultura e Eventos de Jequiá da Praia realiza uma programação cultural. A pós a missa e o leilão, bandas regionais se apresentam em todas as noites, em todos os povoados.

As apresentações começaram no domingo (03) quando teve a apresentação da Banda A4; na segunda-feira (04) foi a vez do Forró Cheiro no Cangoty, que se apresentou no Grito. Nessa terça-feira (05), o povoado Paturais teve a apresentação do cantor Marcelo Magalhães. Nesta quarta-feira (06), a festa segue no povoado Alagoinhas, com a banda Advogados do Forró e Só Improviso. Na quinta-feira (07), o povoado França recebe o cantor Joca Júnior; na sexta-feira (08) a banda Delícias do Forró se apresenta no povoado Roçadinho. E encerrando as festas na região lagunar, sábado tem Aloha e Gilson Monteiro e Banda em Ponta de Pedra.

O Secretário de Cultura e Eventos, Ricardo Curvello, destaca a participação e o envolvimento dos moradores de Jequiá da Praia nas festividades. "A festa acontece há anos e a comunidade se envolve, participando das missas, leilões e da programação cultural, organizada pela prefeitura. É uma festa que mobiliza todo o município e tem o apoio integral da prefeitura de Jequiá da Praia", disse o secretário Ricardo Curvello.

A festa de São Sebastião é realizada pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com apoio da Prefeitura Municipal.


  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.