13º salário pode aquecer comércio de Arapiraca ainda nesta semana

Por Niel Antonio 14/12/2015 14h02
Por Niel Antonio 14/12/2015 14h02
13º salário pode aquecer comércio de Arapiraca ainda nesta semana
Foto: Virgínia Souza (Já é Notícia)
Após o governo de Alagoas programar o pagamento do 13º salário aos servidores do Estado para esta terça-feira (15), começaram as indagações sobre quando os municípios alagoanos também farão o mesmo. Com um comércio esperando um aumento nas vendas, a Prefeitura de Arapiraca ainda não anunciou o dia de pagamento, mas já se sabe nos bastidores que os valores serão liberados ainda nesta semana.

O 13º vai aquecer a economia da cidade, com a aproximação das festas de fim de ano. Entretanto, é preciso ficar atento sobre como destinar o dinheiro para as prioridades. Isso mesmo. É interessante avaliar o que é preciso fazer com essa renda extra. É certo que nada é mais justo que, depois de um ano inteiro de trabalho, a pessoa tenha uma recompensa com compras, festas, viagens, mas se as contas não estiverem em dia é melhor tentar quitá-las antes do fim de ano.

Para o gerente de uma rede de lojas de Arapiraca, Gilvan Gonzaga, a expectativa para este ano é de 90% de crescimento das vendas com relação ao ano passado. Segundo ele, o quadro de contratação extra já alcança os 50% para atender as demandas do mercado.

A professora Aparecida Souza afirmou que só vai utilizar o 13º no próximo ano. Para ela, o dinheiro guardadinho na conta vai garantir mais comodidade do que gastá-lo durante as festividades de fim de ano.

São muitas as opções de aplicação do dinheiro. A aposentada Terezinha Ferreira, por exemplo, afirma que vai pagar as dívidas. O comerciário Acácio Holanda vai aproveitar para investir em um imóvel. “Vou investir no salão do meu marido”, gritou a comerciária Edilene Araújo, ao ver nossa reportagem.

Surpresas de novo ano

Um novo ano também traz surpresas, ou as tradicionais dívidas: contas de cartões de crédito, saúde, despesas da residência, se a pessoa for casada, além de materiais escolares, matrículas, IPTU, IPVA, seguro de veículo. Então é bom separar bem o dinheiro para não cometer erros. Outra dica, para quem está no vermelho, é buscar alternativas junto às empresas fornecedoras de crédito.

Com taxas de juros exorbitantes cobradas por cheques especiais e cartões de crédito, uma pequena dívida pode tornar-se monstruosa, como acontece com uma bola de neve jogada do alto de uma montanha gelada, e atormentar a vida do devedor durante o ano vindouro inteiro.

Poupar nunca é demais


Começar o ano bem e manter-se assim por um longo período não é uma tarefa fácil. Os economistas recomendam que sejam reservados pelo menos 10% da renda de cada mês, dependendo dos objetivos traçados. Se uma pessoa ganha R$ 2,5 mil mensais, por exemplo, é necessário poupar R$ 250,00 para casos emergenciais como o desemprego, medicamentos ou tratamentos diversos de saúde, por exemplo.


  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.