GM paga US$ 594 milhões a vítimas de acidentes por falha na ignição

Por Redação com G1 11/12/2015 10h10
Por Redação com G1 11/12/2015 10h10
GM paga US$ 594 milhões a vítimas de acidentes por falha na ignição
Foto: Divulgação/ Ilustração
O fundo criado pela General Motors (GM) para indenizar vítimas de acidentes causados por uma falha na ignição afirmou nesta quinta-feira (10) que pagará um total de US$ 594 milhões (R$ 2,23 bilhões) em compensações.

Estabelecido em 2014, depois de a GM ter reconhecido publicamente a existência do problema, o fundo aprovou 399 reivindicações por mortes ou lesões.

Uma falha na ignição (sistema de partida) dos veículos pode fazer com que eles desliguem "do nada", mesmo enquanto estão em movimento e, consequentemente, sejam desligados outros sistemas, como o dos airbags.

O prejuízo da GM por causa da falha já chega a US$ 2 bilhões, incluindo um acordo de US$ 900 milhões com o departamento de Justiça dos EUA. A GM se comprometeu a pagar pelo menos US$ 1 milhão por morte reconhecida.

Segundo a Reuters, 91% das vítimas aceitaram a indenização proposta pela fabricante, entre elas todos os herdeiros de 124 mortos confirmados e 16 de 18 feridos graves.

O fundo ainda afirmou que 74% das mortes tinham pelo menos uma irregularidade por parte de condutor, como velocidade acima do permitido, falta de cinto de segurança ou ingestão de álcool.

As vítimas que aceitaram as indenizações se comprometeram a não continuar com processos na Justiça contra a GM.

No entanto, a fabricante ainda está longe de ver o final desta história, já que centenas de ações ainda correm em Nova York. Julgamentos previstos para janeiro poderão criar jurisprudência para futuros acordos.

Defeito


Segundo a montadora, o problema está no local onde é colocada a chave: qualquer tipo de peso extra, além da chave em si (como um chaveiro grande), aliado a um grande solavanco no carro (causado por colisões, por exemplo) pode fazer a chave mudar de posição, desligando o motor e os sistemas elétricos.

A GM convocou recall de cerca de 15 milhões de veículos vendidos na América do Norte, fabricados entre 1997 e 2014, que incluem as marcas Chevrolet, Pontiac, Saturn, Buick, Cadillac e Oldsmobile. Nenhum deles é comercializado no Brasil. Veja a lista de modelos. 

1) Por que a GM é alvo de escândalo nos EUA?

Desde o início do ano, a montadora convocou mais de 15 milhões de veículos nos Estados Unidos por uma falha que pode fazê-los desligar repentinamente. A GM assumiu que tinha conhecimento do problema há mais tempo e deverá explicar por que demorou tanto para convocar os carros com defeito.

Quem conduz essas investigações é a agência responsável pela segurança nas estradas dos EUA (conhecida pela sigla NHTSA), a Câmara dos Representantes e, segundo a imprensa, o Departamento de Justiça. Houve ainda uma auditoria interna na montadora e corre na Justiça americana uma série de ações movidas por familiares de vítimas ou consumidores.

2) Qual é o defeito desses carros?


Uma falha na ignição (sistema de partida) dos veículos pode fazer com que eles desliguem "do nada", mesmo enquanto estão em movimento e, consequentemente, sejam desligados outros sistemas, como o dos airbags.

Segundo a montadora, o problema está no local onde é colocada a chave: qualquer tipo de peso extra, além da chave em si (como um chaveiro grande), aliado a um grande solavanco no carro (causado por colisões, por exemplo) pode fazer a chave mudar de posição, desligando o motor e os sistemas elétricos.

3) Quais são as consequências dessa falha?


O fundo de compensação da montadora, que reúne quem será indenizado pelo problema, contabilizou 121 mortes ocorridas em acidentes com carros que tinham o defeito, até julho de 2015. Em ao menos 12 casos, o airbag não abriu, segundo apurou o jornal "The Times".

4) Que carros podem ter este defeito? Algum no Brasil?


Desde janeiro, até meados de junho de 2014, a GM convocou cerca de 15 milhões de veículos vendidos na América do Norte, fabricados entre 1997 e 2014. Nenhum deles é comercializado no Brasil.

Veja a lista abaixo:

Recall em fevereiro de 2014 (1,37 milhão de unidades):
Saturn Ion - 2003 a 2007
Pontiac Pursuit - 2005 a 2007
Pontiac G5 - 2005 a 2007
Chevrolet Cobalt - 2005 a 2007 (não é o mesmo vendido no Brasil)
Saturn Ion - 2003 a 2007
Chevrolet HHRs - 2006 a 2007
Pontiac Solstice - 2006 a 2007
Saturn Sky - 2006 a 2007

Recall atualizado em março de 2014 (823,7 mil unidades):
Chevrolet HHR - 2008 a 2011
Chevrolet Cobalt - 2008 a 2010 (não é o mesmo vendido no Brasil)
Pontiac G5 - 2008 a 2010
Pontiac Solstice - 2008 a 2010
Saturn Sky - 2008 a 2010

Recall atualizado em abril de 2014 (2,19 milhões de unidades):
Chevrolet Cobalt - 2005 a 2010 (não é o mesmo vendido no Brasil)
Chevrolet HHR - 2006 a 2010
Pontiac G5 - 2003 a 2010
Pontiac Solstice - 2006 a 2010
Saturn Ion - 2003 a 2007
Saturn Sky - 2007 a 2010
Recall em 16 junho de 2014 (3,16 milhões de unidades):
Buick Lacrosse - 2005 a 2009
Chevrolet Impala - 2006 a 2014
Cadillac Deville - 2000 a 2005
Cadillac DTS - 2004 a 2011
Buick Lucerne - 2006 a 2011
Buick Regal LS & GS - 2004 a 2005
Chevy Monte Carlo - 2006 a 2008
Recall em 30 junho de 2014 (8,22 milhões de unidades):
Chevrolet Malibu - 1997 a 2005
Oldsmobile Intrigue - 1998 a 2002
Oldsmobile Alero - 1999 a 2004
Pontiac Grand Am - 1999 a 2005
Chevrolet Impala - 2000 a 2005
Chevrolet Monte Carlo - 2000 a 2005
Pontiac Grand Prix - 2004 a 2008
Cadillac CTS - 2004 a 2014
Cadillac SRX - 2004 a 2008

5) Desde quando o defeito é conhecido?


A agência France Presse divulgou que teve acesso a um documento enviado pela GM ao governo americano que mostra que um relatório feito nos trabalhos prévios à produção do modelo Saturn Ion, em 2001, já indicava o problema.

Em 2002 foi feita uma mudança no desenho do projeto para solucionar a falha. Mas, dois anos mais tarde, um técnico reportou que um Saturn Ion desligou enquanto ele o dirigia. Ainda segundo a AFP, a montadora também recebeu em 2003 várias reclamações de usuários desse modelo de que não conseguiam ligar o carro.

A agência Reuters publicou que, em 2002, um ex-chefe de supervisão corporativa de qualidade da GM advertiu, por meio de carta à diretoria da empresa, que era preciso "interromper a contínua remessa de veículos inseguros" e "fazer o recall de veículos suspeitos que já estavam nas mãos dos clientes".

Outra informação obtida pela Reuters, no início de julho, indica que reclamações por problemas sobre ignições nos carros da GM começaram há 17 anos.

Uma análise feita pela agência de notícias em um banco de dados de reclamações de consumidores, mantido por reguladores de segurança dos Estados Unidos, mostrou que concessionárias da GM receberam informações sobre defeitos relacionados à chave de ignição assim que o Malibu foi colocado no mercado, em 1997.


  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.