Secretária diz que Arapiraca está fora do mapa da violência contra a mulher

Por Redação com Câmara Municipal de Arapiraca 03/12/2015 09h09
Por Redação com Câmara Municipal de Arapiraca 03/12/2015 09h09
Secretária diz que Arapiraca está fora do mapa da violência contra a mulher
Foto: Câmara Municipal de Arapiraca
Atendendo o convite do vereador Rogério Nezinho (PMDB), a secretária municipal de Políticas para as mulheres, Hyseth Santos, participou a Tribuna Livre da sessão da Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (2). Ela falou sobre a Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher e apresentou informações sobre a diminuição do número de crimes dessa natureza em Arapiraca.

Segundo a secretária, a campanha tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar o público masculino para o uso do laço branco, que simboliza a não-violência de qualquer natureza contra as mulheres.

Ela disse que Arapiraca está fora do mapa ao se referir ao ranking da cidade, que antes aparecia em quinto lugar em violência contra a mulher, e hoje aparece em centésima quadragésima sexta posição em todo o Brasil.

O dia virou símbolo de luta de gênero depois que o canadense de 25 anos Marc Lepine adentrou na Escola Pirotécnica de Montreal e assassinou 14 garotas. Antes de cometer o crime, ele pediu que todos os homens saíssem do recinto, afirmando ódio às feministas.

O crime ficou conhecido como o “Massacre de Montreal” e mobilizou outros homens daquele país a realizarem uma campanha com o laço branco. Ela hoje está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.

A Advogada do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas às Mulheres, Aline Daiane, disse que o centro de referência luta contra todo o qualquer tipo de violência contra a mulher, desde a física até a moral, e que é preciso um engajamento de toda a sociedade para combater este tipo de crime.

Também participou da tribuna livre Renata Lopes, psicóloga, que agradeceu a participação da Câmara Municipal no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com as vereadoras Gilvania Barros e Professora Graça.

Estiveram presentes os vereadores Moisés Machado, Gilvania Barros, Adalberto Saturnino, Josias Albuquerque, Professora Graça e Rogério Nezinho, que agradeceu a presença da secretária e sua equipe, destacando o trabalho do órgão no combate à violência contra a mulher.

Além de professores, líderes comunitários e outras autoridades, o empresário Betinho Alexandre, diretor do Grupo Coringa e que aderiu a campanha, também participou da Tribuna Livre.


 
  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.