Juíza destaca papel da mediação na solução de conflitos familiares

Por Dicom TJ/AL 09/11/2015 12h12
Por Dicom TJ/AL 09/11/2015 12h12
Juíza destaca papel da mediação na solução de conflitos familiares
Foto: Dicom TJ/AL
A presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) em Alagoas, juíza Ana Florinda Dantas, destacou durante palestra, nesta sexta-feira (6), as mudanças que o novo Código de Processo Civil vai trazer ao Direito de Família. A principal, segundo a magistrada, é ampliar o papel da mediação na resolução dos conflitos.

“O código apresenta novas concepções sobre a mediação e aborda o Direito de Família de forma mais humanizada. A mediação analisa de uma maneira mais profunda o processo e acaba resolvendo o problema em sua raiz, uma vez que satisfaz ambos os polos da demanda”, afirmou.

Ainda segundo a magistrada, a mediação vai contribuir com a pacificação social. “O que observamos em nossa atual sociedade é reflexo de uma violência familiar. Quando levamos a paz para essas casas estamos diretamente contribuindo para a diminuição da violência”, disse.

A magistrada integrou a mesa de debates do VII Encontro Alagoano de Direito de Família e do III Encontro Alagoano de Direito da Filiação, promovidos pelo IBDFAM-AL, em parceria com o Núcleo de Promoção à Filiação (NPF) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no auditório da Faculdade Seune.

O evento contou ainda com palestra do juiz Carlos Cavalcanti, que falou sobre “Direito das sucessões e o novo CPC”. Na tarde desta sexta-feira, o magistrado Wlademir Paes debaterá sobre “Devido Processo Legal Substancial nas demandas de Família no novo CPC”.