Fausto Pinato é confirmado para relatar cassação de Cunha

Por brasil247 05/11/2015 18h06
Por brasil247 05/11/2015 18h06
Fausto Pinato é confirmado para relatar cassação de Cunha
Foto: Divulgação
O deputado e advogado Fausto Pinato (PRB-SP) foi confirmado nesta quinta-feira 5 como relator, no Conselho de Ética da Câmara, do processo que pede a cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar.

A escolha do relator foi feita pelo deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), presidente do Conselho, a integrantes do colegiado. O anúncio oficial, em coletiva de imprensa, está marcado para 12h. Segundo peemedebistas, a escolha de Pinato seria a mais favorável para Cunha por ser o mais próximo do presidente da Câmara.

Um dos principais integrantes do partido na Casa, porém, crê que o relator tem pouca influência no processo. "Dependerá das provas que devem chegar ao Congresso sobre as tais contas [que Cunha é acusado de manter na Suíça]."

Eleito com apenas 22 mil votos, Pinato conseguiu uma vaga na Câmara por ser próximo a Celso Russomanno, também do PRB paulista, o mais votado no Estado. Coube a Russomanno sair em defesa de Pinato: "Ele não é ligado a essa empresa [de pirâmide] não. Já falou pra mim".

Russomanno vê na relatoria do caso Cunha uma grande oportunidade de Pinato "crescer". E crê que, por isso, não faria "nada de errado" no caso, sob risco de prejudicar o próprio Russomanno, líder nas intenções de voto à prefeitura de São Paulo.

Além de Pinato, integravam a lista escolhida por sorteio os deputados Vinícius Gurgel (PR-AP) e José Geraldo (PT-PA). Gurgel foi um dos principais articuladores da campanha de Cunha à presidência da Casa, em fevereiro passado, e ficou em situação complicada depois da divulgação de imagens em que aparece comemorando a eleição do peemedebista.

Já José Geraldo teria causado irritação no presidente do conselho por ter "adiantado o voto", ao dizer que o Congresso Nacional que "não tem como arquivar o processo" de Cunha.