Tocha acesa: 4 mil alunos vão competir nos Jogos Escolares

Por Ascom/ Prefeitura de Arapiraca 28/10/2015 08h08
Por Ascom/ Prefeitura de Arapiraca 28/10/2015 08h08
Tocha acesa: 4 mil alunos vão competir nos Jogos Escolares
Foto: Ascom/ Prefeitura de Arapiraca
Com um caloroso e gigante abraço conjunto, as escolas do município de Arapiraca deram boas-vindas à 17ª edição dos Jogos Escolares. Eles se reuniram defronte ao Ginásio Municipal João Paulo II, bairro do Centro, para o ato coletivo.

As atividades alusivas ao certame começaram ainda pela manhã, com cerimônia de abertura no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

No local, houve uma volta olímpica para que a tocha fosse acesa pela jovem atleta Suiane da Silva Ferreira, de 13 anos.

Há cerca de 4 mil alunos envolvidos nesta competição, que abarca toda a rede de ensino municipal, estadual, federal e particular.

“Ao todo, são 55 escolas participando deste momento especial, neste que é o segundo maior evento esportivo de Alagoas. Esta interação entre as redes é maravilhosa! Sabemos que o esporte e a educação estão diretamente ligados para a construção de uma vida digna. A cada edição dos Jogos, nós sentimos que estamos evoluindo e transmitindo a mensagem de igualdade entre todos os arapiraquenses”, diz a prefeita Célia Rocha, ao lado da secretária Municipal de Educação (SME), Gorete Queiroz.

Por sua vez, a competição em si terá início apenas no próximo dia 3 de novembro e segue até o dia 23. A abertura se deu dentro da programação alusiva aos 91 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

 

Abertura

Ainda no Planetário, além do acendimento da tocha, houve apresentação das ações desenvolvidas na Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira – Palhaço Biribinha, com muita animação, malabares e palhaçaria; a contação de história com a educadora Maria Cristina, a Tininha; e o concurso da musa dos Jogos.

Este ano, aconteceram duas investidas: “princesa”, para meninas até 12 anos, e “rainha”, para as que têm entre 12 e 18 anos. Dentre os critérios, estavam beleza, simpatia e desenvoltura na passarela. Na categoria mirim, empataram as pequenas Flávia Elen, do Colégio Êxito, e Sarah Moreira, da Escola de Ensino Fundamental Virgem dos Pobres.

Já na “rainha”, quem levou a faixa foi a bela Maria Eduarda Morais, aluna da Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva. Na sequência, ficarma em segundo lugar Maria Clara, da Escola Domingos Rodrigues, e em terceiro, Glória Nataly, da Escola de Ensino Fundamental Fernando Collor.

Desfile


Na sequência, na parte da tarde, milhares de alunos saíram em desfile pelas ruas da cidade, a contar com bandas de fanfarras e suas balizas.

Orientados pelos professores, eles saíram do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves tomando as ruas do Centro da cidade, com o auxílio de equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A chegada deles foi no Ginásio João Paulo II, no Parque Municipal Ceci Cunha, que será um dos palcos dos Jogos Escolares. Na oportunidade, os jovens deram um abraço simbólico, deixando aflorar assim o espírito competitivo e sadio que envolve competições deste modelo.

 

 
  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.