Governador diz que fará concurso após contratar reserva técnica da PM

Por Redação com Gazetaweb 27/10/2015 15h03
Por Redação com Gazetaweb 27/10/2015 15h03
Governador diz que fará concurso após contratar reserva técnica da PM
Foto: Larissa Bastos
O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) anunciou, nesta terça-feira (27), durante entrega de viaturas em Maceió, que deve convocar a reserva técnica das polícias Civil e Militar ainda este ano e que, após a convocação, deve dar início aos preparativos para um novo concurso público.

Renan Filho, no entanto, destacou a necessidade de conciliar os interesses do Estado com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Estamos fazendo um trabalho quanto ao impacto financeiro e isso está bem avançado. O problema é que cada policial que se aposenta vai para o fundo previdenciário, mas ele não tem saldo. Então temos que pagar o que se aposenta e o que está entrando. Para chamar a reserva, tivemos que trazer o estado para dentro da Lei de Responsabilidade. Muitos policiais estão se aposentando e vimos que, ao final do chamamento da reserva, teremos que fazer outro concurso".

Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, afirmou que um cronograma para convocação da reserva técnica já foi elaborado e deve ser apresentado ao governador nos próximos dias. Segundo ele, o chamamento dos aprovados no concurso foi uma promessa de campanha que será cumprida pelo chefe do Executivo.

"O governador me chamou no Palácio e determinou que fossem feitos estudos para que as reservas técnicas sejam convocadas. Posso anunciar que é um compromisso de campanha que ele irá cumprir. Apesar das sérias reduções de despesas e do estado estar apertando o cinto, o governador conseguirá fazer um cronograma de chamamento”, destacou Alfredo Gaspar.

Gaspar garantiu que a convocação de novos agentes de segurança é uma questão de necessidade. “A reserva técnica da PM será chamada, assim como a da PC. Não posso garantir que todos os candidatos a delegados serão convocados, mas uma boa parcela é uma questão de necessidade. O cronograma já foi feito e será apresentado ao governador para ele dê o sinal verde. Espero que ainda esse ano possamos chamar a primeira parte desse grupo”, afirma o secretário.