Escolas da rede estadual terão até o dia 15 para apresentar plano de reposição do calendário
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira, 05, portaria com orientações para escolas da rede estadual de ensino reorganizarem seus calendários escolares após greve.
O documento define que as unidades terão até o próximo dia 15 para efetuar o levantamento das aulas não ministradas, elaborarem o plano de reposição dos dias letivos e carga horária a serem cumpridas, além de notificar alunos, pais e professores. O plano deverá ser validado pelas respectivas Gerências Regionais de Educação (Geres) e alimentado no Sistema de Gestão Escolar de Alagoas (Sageal).
Segundo a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Maridalva Campos, a portaria visa garantir o direito do aluno ao cumprimento efetivo dos dias e cargas horárias preconizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica.
“Iremos observar duas situações: se houve paralisação total, as escolas deverão repor dias e cargas horárias. No caso de parcial, se o dia foi considerado letivo pelo setor de inspeção das Gerências Regionais de Educação, que validarão os planos, elas irão repor a carga horária, usando contraturno ou aumento de horas no turno ou ainda aos sábados”, pontuou.
Ainda de acordo com a superintendente, a reposição abrange todos os servidores lotados nas escolas e que aderiram à greve, inclusive os administrativos.
O documento define que as unidades terão até o próximo dia 15 para efetuar o levantamento das aulas não ministradas, elaborarem o plano de reposição dos dias letivos e carga horária a serem cumpridas, além de notificar alunos, pais e professores. O plano deverá ser validado pelas respectivas Gerências Regionais de Educação (Geres) e alimentado no Sistema de Gestão Escolar de Alagoas (Sageal).
Segundo a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Maridalva Campos, a portaria visa garantir o direito do aluno ao cumprimento efetivo dos dias e cargas horárias preconizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica.
“Iremos observar duas situações: se houve paralisação total, as escolas deverão repor dias e cargas horárias. No caso de parcial, se o dia foi considerado letivo pelo setor de inspeção das Gerências Regionais de Educação, que validarão os planos, elas irão repor a carga horária, usando contraturno ou aumento de horas no turno ou ainda aos sábados”, pontuou.
Ainda de acordo com a superintendente, a reposição abrange todos os servidores lotados nas escolas e que aderiram à greve, inclusive os administrativos.
Últimas Notícias
Polícia
Polícia Civil de Alagoas reforça segurança das mulheres no São João de São Miguel dos Campos
Polícia
Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas e associação criminosa
Política em Pauta
Alfredo Gaspar lidera isolado disputa pelo Senado em Alagoas
Política em Pauta
Em São Sebastião, Governo de Alagoas inaugura duplicação da AL 110; assista
Política em Pauta
Deputado André Silva prestigia entrega da duplicação da AL-110 no Agreste
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É

