Sancionada lei que repassa R$ 1,9 bilhão a municípios e estados para fomentar exportações
Foi sancionada a Lei 13.166/15 que “dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, relativo ao exercício de 2014, com o objetivo de fomentar as exportações do País”.
O auxílio financeiro consiste em compensação às unidades federativas pelas perdas da Lei Kandir, que desonerou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das exportações. Pela nova lei, a União repassará aos entes o montante de R$ 1,950 bilhão, em quatro parcelas iguais de R$ 487,500 milhões até o último dia útil dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2015. A entrega do recurso pode, ainda, diferente do estabelecido acima, ocorrer na forma fixada pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN/MF), sendo possível a antecipação de parcelas, desde que observada a isonomia.
Nesse sentido a Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitará por meio de Ofício à STN que o crédito seja realizado em uma única parcela, por entender que tal recurso deveria ter sido creditado no ano passado para cobrir os investimentos realizados pelos Municípios no fomento à exportação naquele ano, a liberação desses recursos é fundamental para o desenvolvimento de ações que estimulem as atividades de exportação nos entes locais.
Parcelas
A aprovação da proposta vai beneficiar especialmente os Municípios de Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo que recebem a maior parte na distribuição do montante.
As parcelas pertencentes a cada Estado, incluídas as parcelas de seus Municípios, e ao Distrito Federal serão proporcionais aos coeficientes individuais de participação. Do total que cabe a cada Estado, a União entregará diretamente ao próprio Estado 75% e aos seus Municípios, 25%. O rateio entre os Municípios das parcelas, por sua vez, obedecerá os coeficientes individuais de participação na distribuição da parcela do ICMS dos respectivos Estados, aplicados no exercício de 2014.
A CNM ainda ressalta que trabalha no Congresso para acabar com a casualidade conferida a esse auxílio que prejudica a gestão financeira dos Municípios a fim de garantir que esse recurso entre nos cofres municipais.
O auxílio financeiro consiste em compensação às unidades federativas pelas perdas da Lei Kandir, que desonerou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das exportações. Pela nova lei, a União repassará aos entes o montante de R$ 1,950 bilhão, em quatro parcelas iguais de R$ 487,500 milhões até o último dia útil dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2015. A entrega do recurso pode, ainda, diferente do estabelecido acima, ocorrer na forma fixada pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN/MF), sendo possível a antecipação de parcelas, desde que observada a isonomia.
Nesse sentido a Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitará por meio de Ofício à STN que o crédito seja realizado em uma única parcela, por entender que tal recurso deveria ter sido creditado no ano passado para cobrir os investimentos realizados pelos Municípios no fomento à exportação naquele ano, a liberação desses recursos é fundamental para o desenvolvimento de ações que estimulem as atividades de exportação nos entes locais.
Parcelas
A aprovação da proposta vai beneficiar especialmente os Municípios de Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo que recebem a maior parte na distribuição do montante.
As parcelas pertencentes a cada Estado, incluídas as parcelas de seus Municípios, e ao Distrito Federal serão proporcionais aos coeficientes individuais de participação. Do total que cabe a cada Estado, a União entregará diretamente ao próprio Estado 75% e aos seus Municípios, 25%. O rateio entre os Municípios das parcelas, por sua vez, obedecerá os coeficientes individuais de participação na distribuição da parcela do ICMS dos respectivos Estados, aplicados no exercício de 2014.
A CNM ainda ressalta que trabalha no Congresso para acabar com a casualidade conferida a esse auxílio que prejudica a gestão financeira dos Municípios a fim de garantir que esse recurso entre nos cofres municipais.
Últimas Notícias
Polícia
Polícia Civil de Alagoas reforça segurança das mulheres no São João de São Miguel dos Campos
Polícia
Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas e associação criminosa
Política em Pauta
Alfredo Gaspar lidera isolado disputa pelo Senado em Alagoas
Política em Pauta
Em São Sebastião, Governo de Alagoas inaugura duplicação da AL 110; assista
Política em Pauta
Deputado André Silva prestigia entrega da duplicação da AL-110 no Agreste
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É

