Empresas contratadas da Casal já retiraram 528 vazamentos de água

Por Redação com Assessoria 27/09/2015 17h05
Por Redação com Assessoria 27/09/2015 17h05
Empresas contratadas da Casal já retiraram 528 vazamentos de água
Foto: Divulgação
As três empresas contratadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para identificar e retirar vazamentos de água em Maceió já sanaram 528 rompimentos de rede, o que resultou em redução de perdas e manutenção da pressão nas redes.

“A redução da quantidade de vazamentos na capital era um apelo da população e se tornou um compromisso nosso na Casal, quando assumimos a presidência, no início deste ano. É também um compromisso nosso e do governador Renan Filho a melhoria dos serviços de saneamento como um todo, não só na questão que envolve água, mas coleta e tratamento de esgoto”, frisou o presidente da companhia, Clécio Falcão.

Por dia, equipes das três empresas percorrem cerca de 150 quilômetros de ruas e avenidas da capital para identificar os vazamentos. Depois disso, o fato é comunicado a uma das três gerências da Casal em Maceió, que autoriza e supervisiona a realização do serviço. O tempo médio para retirada dos vazamentos é de 24 horas.

Esse trabalho por meio das três empresas licitadas começou em agosto deste ano e está dividido nas três áreas gerenciais da companhia: Unidade de Negócio (UN) Jaraguá, que inclui todos os bairros da parte baixa da cidade; Unidade de Negócio (UN) Farol, que inclui os bairros do Farol e adjacências; e Unidade de Negócio (UN) Benedito Bentes, que abrange todo o Tabuleiro do Martins e o Complexo Benedito Bentes.

Essas três áreas são atendidas, respectivamente, pelas empresas MC Construções, Mult Construções e Michele Construções. Na região da UN Jaraguá, aproximadamente 10 novos vazamentos são identificados por dia. Já na região da UN Farol, são cerca de 35 novos vazamentos localizados por dia. A média diária antes da contratação da empresa era de 20 rompimentos.

“Isso significa que estamos nos antecipando ao comunicado que geralmente é feito pela própria população ao nosso serviço de Call Center. Dessa forma, reduzimos as perdas e melhoramos o atendimento à população”, completou o presidente Clécio Falcão.

Durante o trabalho de campo, os técnicos das três empresas licitadas utilizam tablets para registrar o vazamento em fotos e se comunicar com a gerência de cada Unidade de Negócio da capital. O contrato tem duração de seis meses, mas pode ser prorrogado, dependendo da eficiência e dos resultados de cada empresa.