Defensoria e Ressocialização discutem melhorias para o Presídio do Agreste

Por Redação com Assessoria 25/09/2015 21h09
Por Redação com Assessoria 25/09/2015 21h09
Defensoria e Ressocialização discutem melhorias para o Presídio do Agreste
Foto: Assessoria
Representantes da Defensoria Pública do Estado e Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social reuniram-se hoje, na sede da DPE/AL, para discutir questões levantadas pelos detentos do Presídio do Agreste, durante a primeira atividade do Programa Defensoria no Cárcere, realizada no início da semana.

O momento serviu ainda para apresentação dos resultados da primeira ação do Programa, como também para definir as condições para a próxima visita dos defensores programada para acontecer nos dias 05 e 06 de outubro, na Casa de Custódia da Capital.

De acordo com os defensores, durante a atividade no Presídio do Agreste, foi constatada forte tensão entre os presos e a administração devido algumas mudanças ocorridas na unidade. Os presidiários estariam insatisfeitos com a proibição do uso das áreas das oficinas e a diminuição da área utilizada para as visitas.

Durante a reunião, as reclamações e o pedido de providências foram entregues formalmente ao representante da Secretaria, que se comprometeu a restabelecer o diálogo e apresentar soluções para a questão. Na oportunidade, também foi entregue abaixo assinado e carta elaborados pelos presos com a exposição da situação.
Para o Defensor Público e Corregedor Geral da Defensoria Pública, André Chalub, o encontro foi proveitoso, “na medida em que houve diálogo e a Secretaria se comprometeu a apresentar propostas para sanar o clima de tensão instaurado na unidade”.

A reunião contou com a participação da Subdefensora Geral, Ana Karine Brito; do Corregedor Geral da Defensoria, André Chalub Lima; da Coordenadora do Programa Defensoria no Cárcere, Andréa Carla Tonin e o Chefe Executivo de Gestão Prisional, Coronel Marcos Antônio Alves Lima.