Campeonato Alagoano de Judô mostra força de Arapiraca no esporte

Por Ascom/ Prefeitura de Arapiraca 21/09/2015 07h07
Por Ascom/ Prefeitura de Arapiraca 21/09/2015 07h07
Campeonato Alagoano de Judô mostra força de Arapiraca no esporte
Foto: Ascom/ Prefeitura de Arapiraca
A cidade de Arapiraca parece ser um celeiro em vários segmentos, inclusive no esporte. É o que ficou evidenciado nesta 3ª etapa do Campeonato Alagoano de Judô, ocorrido neste sábado (19) no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha.

Dos 400 atletas presentes na competição, 110 eram arapiraquenses, isto é, mais de um quarto. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), foi a primeira vez que o certame saiu da capital Maceió para o interior após 40 anos, segundo os organizadores.

“É uma oportunidade de difundirmos ainda mais esta modalidade em nosso município, que tem se mostrado um celeiro de desportistas, sejam eles medalhistas ou não”, diz a prefeita Célia Rocha, que acompanhou as lutas de perto, ao lado do secretário da Smel, Nelson Santos Filho.

De acordo com o vice-presidente da Federação Alagoana de Judô, Antônio Milhazes, esta parceria com a Prefeitura foi muito positiva. “Pudemos descentralizar o esporte nesta plataforma de campeonato estadual, com o apoio da Célia Rocha. Trouxemos toda a nossa equipe técnica e ainda 12 árbitros nacionais, além de dois tatames nos moldes olímpicos dispondo de câmeras para quaisquer dúvidas”, conta ele.

Cerca de 320 medalhas estavam em jogo nas categorias Festival (até 8 anos de idade), Sub-11(9 e 10 anos), Sub-13 (11 e 12 anos), Sub-15 (13 e 14 anos), Sub-18 (15 a 17 anos), Sub-21 (18 a 20 anos) e Sênior – categoria adulto.

Esta grande quantidade se dá porque no judô, ganham ouro o primeiro lugar, prata, o segundo e bronze os terceiro e quarto lugares, afora as crianças que participam do Festival, que levam todas medalha de participação.

Um desses pequenos foi estudante Arthur Matos, de 5 anos de idade. Ele lutou pela categoria Festival e orgulhou o pai. “Eu pratiquei este esporte quando era criança e fico feliz em ver meu filho dando os mesmos passos. É importante para a formação dele”, conclui o servidor público do Ministério Público do Trabalho (MPT), Daniel Matos. O judô é uma arte marcial que remete ao final do século 19, criada para ser usada como defesa pessoal. Além disso, a prática esportiva trabalha também a mente, pontuando o respeito e a disciplina.

Esta 3ª etapa do Campeonato Alagoano foi ainda a primeira seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô - Regional. A prefeita Célia Rocha, desta forma, garantiu mais uma vez o apoio para o evento do ano que vem.
 

O Já é Notícia também está no Facebook e no Twitter.