Aurélia Fernandes questiona fim de transplantes renais no Hospital Chama

Por Redação com Assessoria 16/09/2015 11h11
Por Redação com Assessoria 16/09/2015 11h11
Aurélia Fernandes questiona fim de transplantes renais no Hospital Chama
Foto: Assessoria
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta terça-feira (15), sua primeira sessão ordinária da semana com os trabalhos dirigidos pelo primeiro secretário, Moisés Machado, o segundo secretário Ronaldy Vital Rios (Roninho) e a Professora
Graça.

Na ocasião foi aprovado requerimento da vereadora Aurélia Fernandes (PMDB), solicitando ao secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, explicações sobre o fim dos transplantes renais com doadores vivos em Arapiraca, devido a falta de repasse financeiro ao Hospital Chama.

Em sua justificativa, Aurélia Fernandes lamentou que uma unidade hospitalar como Chama que já foi modelo em transplantes, onde chegou a realizar cerca de 22 por ano, salvando centenas de vidas e que até agora, só realizou dois transplantes.

Aurélia Fernandes ressalta, que o transplante é muito mais barato para o SUS do que as sessões de hemodiálise.

Ainda durante sessão da noite desta terça-feira, os vereadores enalteceram a visita do governador Renan Filho, ao trazer para Arapiraca, recursos para a área de saúde e também dos atacadistas.

Os vereadores Moisés Machado, Josias Albuquerque, Professora Graça e Roninho, aproveitaram a oportunidade para agradecer ao governador Renan Filho, pela iniciativa de trazer para Arapiraca, investimentos tão importantes para o município.

Moisés Machado informou também, que o Poder Legislativo, vai apressar a votação do ajuste fiscal da prefeitura do município, que vai atingir todas as áreas econômicas da cidade.

Segundo ele, este pacote ajuste fiscal , que inclui principalmente, a isenção de juros, multas para pagamento de outros impostos e taxas municipais para proprietários de imóveis que estejam com débitos em atraso, proprietários de escolas, empresas de transporte coletivo municipal e também para a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), que passa por dificuldades financeiras e precisa da certidão municipal para ter direito a recursos da Caixa Econômica Federal e outras fontes de renda. é de grande interesse para o município.

O vereador Ronaldy Vital Rios (Roninho), disse que apesar de todo o investimento feito pelo governador Renan Filho. No setor de saúde para Arapiraca, é preciso melhorar mais ainda.
Segundo ele, não é admissível, uma criança ser obrigada a se dirigir para Maceió, para ser submetida a uma cirurgia, porque não dispõe de um médico pediátrico, porque uma cidade como Arapiraca, com uma população superior a 240 mil habitantes, não realize este tipo de cirurgia.