Prefeito de São Luís do Quitunde é afastado do cargo por improbidade

Por via G1 Alagoas 01/09/2015 07h07
Por via G1 Alagoas 01/09/2015 07h07
Prefeito de São Luís do Quitunde é afastado do cargo por improbidade
Eraldo Pedro é investigado por diversas irregularidades. - Foto: Divulgação
A Justiça afastou do cargo, na noite desta segunda-feira (31), o prefeito de São Luís do Quitunde, Eraldo Pedro (PMDB), por improbidade administrativa. Ele também teve os bens indisponíveis.

Na ocasião, a juíza substituta da Comarca daquele município acatou a ação por Ato de Improbidade Administrativa impetrada pelo Ministério Público Estadual (MP).
Segundo a assessoria de comunicação do Ministério Púbico as investigações do promotor Jorge Bezerra conseguiram comprovar que o gestor público pagou a empregada doméstica, por três meses, com dinheiro público da prefeitura municipal.

Já são mais de 10 ações contra o prefeito por improbidade administrativa desde 2014. Além destes crimes, Eraldo Pedro também deve ser acionado por causa de um vídeo em que aparece recebendo dinheiro que pode ser fruto de um esquema que envolve contratos ilegais na prefeitura de São Luís do Quitunde.

O contrato, de acordo com o MP, foi feito para aluguel de um veículo a ser utilizado pela prefeitura. Entretanto, o Município nunca fez uso do serviço. O pagamento seria parte do acordo ilegal firmado com o Poder Executivo.

O promotor Jorge Bezerra, titular da Comarca do município, também recebeu o vídeo e o encaminhou à chefia do MP. Como o prefeito tem foro privilegiado por prerrogativa de função, só pode ser investigado pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá. O MP informou que as imagens já estão na Assessoria Técnica para os trâmites burocráticos.

O G1 entrou em contato com o prefeito de São Luís, que negou ser ele a pessoa que aparece nas imagens recebendo o dinheiro e afirmou que vai esclarecer o caso na Justiça. O prefeito disse ainda que é o afilhado dele quem aparece na gravação, mas não especificou se o afilhado é o homem que faz ou que recebe o pagamento.

Nas imagens, o homem apontado como o prefeito Eraldo Pedro (de camisa branca listrada) conversa com um outro homem, de camisa vermelha, que pergunta ao prefeito quando o nome de uma mulher, a quem ele chama de Raquel, será retirado do contrato.

Segundo o MP, a mulher em questão é ex-esposa do homem que aparece nas imagens dando dinheiro ao prefeito. Ela havia assinado, junto à prefeitura, um contrato de locação de veículo para serviços públicos que nunca foram prestados, mas o veículo nunca foi utilizado pela prefeitura.

Ainda de acordo com o MP, o homem que aparece entregando o dinheiro ao prefeito decidiu gravar o pagamento após diversas tentativas para que o nome da ex-esposa fosse retirado do contrato, mas sem sucesso. O vídeo seria uma garantia de que, caso a irregularidade fosse descoberta, o casal não seria responsabilizado sozinho.

Clique aqui e confira a matéria original.
 
 O Já é Notícia também está no Facebook e no Twitter.