PM do RJ prende cúpula da maior facção de traficantes do estado

Por via G1 11/08/2015 17h05
Por via G1 11/08/2015 17h05
PM do RJ prende cúpula da maior facção de traficantes do estado
Foto: via G1
A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (11) toda a cúpula da maior e mais violenta facção de traficantes do Rio de Janeiro. Seis dos bandidos mais procurados do estado estão na cadeia. Eles levavam o terror a moradores de favelas de várias regiões do Rio. A prisão é mais um golpe no crime organizado. No sábado (8), as forças de segurança já tinham matado o chefe do tráfico de uma quadrilha rival, o Playboy.

A Tropa de Elite da polícia estava escondida na comunidade, desde ontem à tarde. Planejou tudo. Às 5h, os bandidos foram dormir, acordaram, minutos depois, com os PMs do Bope invadindo a casa do bando. Todos foram presos: Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fu da Mineira; Cláudio José Fontarigo, o Claudinho da Mineira; Rafael Gomes, o Guerreiro; César de Araújo, o PQD; Binho do Engenho, e Duda 2D.

Seis bandidos que formavam a cúpula da maior quadrilha do Rio de Janeiro, considerada a mais violenta e que impõe terror a milhares de pessoas de comunidades do Complexo do Chapadão, Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Cidade de Deus, favelas da Zona Sul, favelas da Tijuca e Vila Isabel, e favelas do centro da cidade.

Nas prisões desta terça-feira, a Polícia Militar apreendeu armas, muita munição e, pela primeira vez, em uma favela do Rio, um fuzil, que é um armamento do exército americano.
Os seis presos chegaram em um blindado do Bope por volta das 8h para a delegacia da Pavuna. No início da tarde, a movimentação era bem grande dentro e fora da delegacia, de agentes do Batalhão de Elite da PM e de policiais civis.

"Hoje foi um dia importante. Infelizmente foram traficantes que a polícia já tinha prendido que receberam benefícios para visitar suas famílias e que não voltaram, o Fu, cinco meses que estava preso recebeu esse beneficio, então a gente espera que eles fiquem atrás das grades e não desestabilizem como desestabilizaram quando foram libertados para fazer visita a familiares”, fala o governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Dos seis bandidos que foram presos, cinco estavam foragidos. Dois deles tinham sido presos anteriormente, e fugiram depois de receber autorização da justiça para se ausentar temporariamente da prisão. Um terceiro escapou da cadeia e os outros dois tinham mandados de prisão por formação de quadrilha e tráfico de drogas.

No início da tarde desta terça-feira (11), numa entrevista coletiva, o secretário estadual de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, defendeu uma alteração no Estatuto do Desarmamento para que criminosos como os presos hoje tenham uma condenação exemplar.

O secretário defendeu pena maior para quem tiver, ilegalmente, armas de uso restrito.