Está aberta a 2ª edição da Copa Brasil de Futebol Feminino

Por Redação com Assessoria 01/08/2015 09h09
Por Redação com Assessoria 01/08/2015 09h09
Está aberta a 2ª edição da Copa Brasil de Futebol Feminino
Foto: Divulgação
Em clima de festa, a solenidade de abertura da 2ª edição da Copa Brasil de Futebol Feminino (CBUFF) aconteceu na noite desta sexta-feira (31), no Iate Clube Pajussara, em Maceió. O campeonato, promovido Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), reúne mais de 600 atletas de todo o país e vai garantir ao time vencedor uma vaga nos Jogos Sul-Americanos Universitário em 2016, na Argentina.

A cerimônia que deu início à copa foi prestigiada pelo ministro do esporte, George Hilton. “Além dos Jogos Olímpicos, uma das prioridades da nossa gestão é o incentivo ao futebol feminino. Apoiamos a seleção brasileira, mas sobretudo o futebol de base, com clubes de universidades que sabem o valor do esporte para formação. Temos que celebrar as conquistas das mulheres em todos os lugares”, afirmou.

Ao dar as boas-vindas às atletas, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, também destacou a relação entre a educação e o esporte para as jogadoras presentes. “Vocês serão profissionais de diversas áreas em um futuro breve, quando concluírem seus cursos na universidade. Aproveitem esse talento para o futebol, mas, principalmente, aproveitem o talento de vocês dentro do ambiente educacional”, orientou.

Referência feminina

Durante os discursos, cada vez que o nome Michael Jackson era mencionado, uma onda de aplausos entusiasmados se iniciava. A ex-jogadora profissional, cujo nome de batismo é Mariléia dos Santos, hoje é coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte. “Vocês podem ter certeza de que essa será a segunda de muitas copas. Aproveitem e divirtam-se jogando futebol, estou torcendo por todas!”, agradeceu.

Representando a chefe de Estado da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Eleonora Minicucci, a coordenadora geral da pasta, Beatriz Gregory, lembrou da luta por direitos iguais. “Preservar o direito ao esporte e ao lazer contribui para o desenvolvimento humano e a cidadania, por isso é fundamental que seja fortalecido entre as meninas. O futebol não pode ser visto só como esporte masculino. Estamos provando que as mulheres tem gana, coragem e são muito competentes no que fazem. Acreditamos nas mulheres exercendo qualquer função!”, salientou.

O prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira, convidou as atletas para conhecerem a cidade sede da copa. “Estou bastante feliz por esse evento estar acontecendo em Maceió. Sei que a competição será bastante disputada, mas espero que encontrem alguns momentos para desfrutar das nossas praias e belezas naturais”, disse.

Transmissão ao vivo

Os primeiros jogos da CBUFF já começam neste sábado, às 9h, e seguem até o dia 8 de agosto. Várias partidas serão transmitidas em tempo real pelo Youtube e os interessados poderão acompanhar todas as novidades pelo site da CBDU e pelas mídias oficiais da confederação. A bola vai rolar!