Maceió terá bilhetagem eletrônica para 100% da frota em 2016

Por Redação com Gazetaweb 24/07/2015 09h09
Por Redação com Gazetaweb 24/07/2015 09h09
Maceió terá bilhetagem eletrônica para 100% da frota em 2016
Foto: Divulgação
Com a realização da primeira licitação do transporte público de Maceió, toda a frota terá que se adequar às novas regras do processo. Em 2016, as passagens serão todas eletrônicas e os coletivos passarão a contar com uma rede wi-fi. Além disso, no intervalo de uma hora e meia, os usuários poderão pegar dois coletivos pagando apenas uma passagem por meio da chamada “integração temporal”.

Em entrevista à TV Gazeta, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) reforçou que o edital de licitação do transporte será lançado no próximo dia 27 e, até o final de outubro, os contratos com as empresas serão assinados. “Realmente houve um atraso na licitação porque precisávamos refazer o edital, que apresentava falhas, além da pesquisa de origem e destino que necessitava ser produzida. Agora, vamos deixar cientes o Ministério Público Estadual e o Ministério Público de Contas, além de publicar tudo nos Diários Oficial do Município, Estado e União”.

Na ocasião, Palmeira disse que 20% da frota das empresas devem estar adequadas às novas regras ainda este ano. A primeira medida anunciada pelo prefeito é o sistema de bilhetagem eletrônica, por meio da qual os usuários não vão pagar a passagem ao cobrador com dinheiro, mas usando o bilhete eletrônico, que poderá ser adquirido em 80 pontos de venda de créditos distribuídos na capital, como mercadinhos, postos de combustíveis e bancas de revista. O novo sistema deve diminuir o número de assaltos a ônibus em Maceió.

Além da bilhetagem, 100% dos coletivos devem ter acesso para cadeirantes já neste ano. Os ônibus também passarão a contar com rede wi-fi, o que vai permitir o acesso livre à internet dentro dos coletivos.

A integração temporal foi outro ponto citado por Palmeira. Por meio dela, os passageiros pegam dois ônibus em um determinado tempo, pagando apenas uma passagem. “Queremos retirar a circulação de dinheiro dentro dos veículos, coibindo, assim, a violência que assusta os usuários”, pontuou o prefeito.

Ainda de acordo com Rui Palmeira, 20% da frota contará com veículos 0km a partir do próximo ano. Há previsão, também, de novas linhas, inclusive, com ampliação no Litoral Norte e parte alta da cidade. A intenção é que todas as regras sejam efetivadas pelas empresas, após dois anos.

Ações

Questionado sobre o andamento de obras de infraestrutura na capital, o prefeito citou a Avenida Paulo Holanda, próximo à rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), buscando desafogar o trânsito na localidade. A inauguração está marcada para o próximo dia 3. Também está prevista para liberação, neste ano, a Avenida Litorânea, na parte baixa de Maceió, uma nova área turística em Maceió.

Sobre o Vale do Reginaldo, o Município fez 25% de todo o saneamento e aguarda do governo do Estado a retirada dos moradores e, com isso, avançar no saneamento viário.

Já em relação ao PAM Salgadinho, Palmeira disse que “está longe do ideal”, mas a unidade passará por reforma. Até o momento, de 70 postos, 10 foram entregues completamente reformados.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.