Hemoal recebe Certificado de Proeficiência do Ministério
Em função do alto nível de qualidade dos serviços hemoterápicos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) recebeu o Certificado de Proeficiência. O título, que é concedido a um seleto grupo de hemocentros brasileiros, é resultado da obtenção de 100% de acertos no Programa de Avaliação Externa da Qualidade (PAEQ) em Sorologia, realizado anualmente pela Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados.
Isso significa dizer que os resultados dos exames sorológicos realizados nas bolsas de sangue coletadas pelo Hemoal apresentam exatidão e confiabilidade. Assim, todo o sangue liberado para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades públicas de Alagoas apresenta garantia de qualidade, assegurando o pronto restabelecimento dos pacientes que recebem transfusões sanguíneas.
De acordo com as considerações finais do Boletim do Programa de Avaliação da Qualidade, 90 serviços de hemoterapia brasileiros foram avaliados e apenas 3,39% deles apresentaram 100% de acertos. Isso comprova que o Hemoal apresentou 100% de desempenho satisfatório na avaliação prática e 100% de participação na avaliação teórica.
“É com grande satisfação que estamos encaminhando o Relatório da Nona Avaliação Teórica Externa da Qualidade, em qual o Hemoal apresentou 100% de acertos na avaliação do (PAEQ). Essa certificação é importante porque aponta o nível de excelência do hemocentro e evidencia para a gerência da unidade um direcionamento para manter o nível de aperfeiçoamento da equipe multidisciplinar”, evidencia a nota relativa às considerações finais do Boletim do PAEQ.
Ao receber o certificado, assinado pelo gestor da Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltou a relevância da certificação para a Hemorrede Pública de Alagoas. Isso porque, de acordo com ela, o atestado de qualidade emitido pelo Ministério da Saúde comprova que, além de possuir laboratórios de última geração, que atendem as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o órgão dispõe de uma equipe técnica devidamente capacitada e comprometida.
“Esta é quinta vez consecutiva que o Hemoal recebe o Certificado de Proeficiência, o que mostra que estamos no caminho no caminho certo para a certificação da ISSO 9001. Esse título envaidece a toda a equipe multidisciplinar do nosso hemocentro e deve ser comemorado por todos os alagoanos, principalmente pelos usuários do SUS, que têm a certeza de receberem sangue e hemocomponentes que atendem as diretrizes da Política do Sistema Nacional de Saúde (Sinasam)”, ressaltou a diretora do Hemoal.
Últimas Notícias
Brasil / Mundo
Rodovias federais não registram mortes e têm queda de 40% em feridos graves
Polícia
Polícia Científica identifica corpo encontrado em açude no município de Ibateguara
Saúde
Samu registra mais de 6,5 mil acidentes com motos em Alagoas
Política em Pauta
Tribunal de Justiça de Alagoas suspende proibição de críticas de Lelo Maia à agentes da SMTT
Cidades

