Investimentos na PM trazem resultados positivos no combate ao crime e às drogas

10/07/2015 16h04
10/07/2015 16h04
Investimentos na PM trazem resultados positivos no combate ao crime e às drogas
Foto: Ascom PM
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior, fez uma avaliação do primeiro semestre de seu comando. O trabalho integrado com todo o aparato de Segurança Pública, a implementação de políticas estruturantes, o investimento na atividade de inteligência e na capacitação profissional são algumas das ações adotadas para o fortalecimento da PM e de seus componentes.

Desde janeiro, ações ostensivas e preventivas na capital e no interior do Estado foram intensificadas, conforme orientações do secretário de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

No comparativo com o primeiro semestre de 2014, a PM aumentou em 20% o volume de apreensão de armas de fogo. Neste ano, 1.002 armas foram retiradas de circulação contra 809 no mesmo período do ano passado.

O combate ao tráfico de entorpecentes apreendeu mais de meia tonelada de drogas.

A capacitação do policial, vista como alicerce para a melhoria do serviço prestado à população, teve iniciativas inéditas até então na trajetória da PM, como a preparação de agentes de inteligência para emprego nas unidades da capital e interior, em virtude da reestruturação dos núcleos de inteligências nas organizações policiais e a realização do I Curso de Operações Especiais em Alagoas e do Simpósio Nacional de Operações Especiais.

No tocante à valorização profissional, a expansão das normas para cautela de material bélico pertencente ao patrimônio da instituição trouxe praticidade e segurança ao policial militar para o exercício da função. Já o Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Estado garante assistência jurídica gratuita ao militar em situações decorrentes de sua atividade funcional.

O suporte psicológico foi expandido através de programas voltados para os policiais envolvidos em ocorrências com alto grau de estresse, além do preparo daqueles que estão próximos do ingresso à reserva remunerada.

Um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi implantado no Colégio Tiradentes para militares e seus filhos. Além da reativação da equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

O Centro de Processamento de Dados (CPD) foi reativado, permitindo a confecção de projetos de interesse da PM.Parcerias estão em desenvolvimento para construção de novas sedes de batalhões na capital e interior.

Seguindo a dinâmica do governo Renan Filho, o comando procura manter um diálogo franco com a tropa e, especialmente, ouvir suas demandas. “Muitos são os desafios, mas estamos trabalhando em prol da instituição para que possamos oferecer as melhores condições ao nosso policial e consequentemente o melhor serviço à sociedade alagoana” declarou Lima Júnior.