Policiais e bombeiros seguem com Operação Padrão na capital e interior

Por Redação 27/06/2015 15h03
Por Redação 27/06/2015 15h03
Policiais e bombeiros seguem com Operação Padrão na capital e interior
Foto: Divulgação
Policias e bombeiros militares de Alagoas estão dando continuidade, neste sábado (27), a Operação Padrão decretada durante assembleia geral realizada na última quinta-feira (25).

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior, disse na manhã deste sábado que apenas 5% dos policiais teriam aderido ao movimento, já o presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), major Wellington Fragoso, ressaltou que o único apelo da tropa, agora, é ser enquadrada no reajuste de todos os servidores, com base no índice inflacionário. Ele disse que cerca de 90% dos militares aderiram ao movimento e que a estrutura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros precisa de uma atenção melhor.

Na maioria dos Batalhões e Companhias Independentes do estado, os policiais estão realizando policiamento a pé nas áreas centrais. As únicas viaturas que estão nas ruas são as que atendem todas as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A resolução 168/04 do Contran estabelece que os condutores de veículos de emergência terão que frequentar cursos especializados. O curso para condutores de veículos de emergência é regulamentado pela resolução 285/08 do Contran, e é destinado a preparar o profissional para a atividade de conduzir os veículos de emergência, como os da polícia e as ambulâncias.

Apesar da PM ter realizado curso de condutor de viaturas no ano de 2014, para alguns policiais, eles ainda não tiveram a observação emitida na CNH.

Informações dão conta que, de todos os militares, do 3º Batalhão de Arapiraca, participantes do curso, apenas um policial teve a observação inserida no documento devido à renovação feita há poucos meses.

A população da cidade de Arapiraca disse ter visto neste sábado (27), em circulação pela cidade, apenas duas viaturas. E leva a conclusão de que apenas esses dois veículos atendem as normas legais estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A falta de motoristas devidamente habilitados para conduzir as viaturas não é o único problema encontrado nos veículos da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar. Na maioria os rádios de comunicação não funcionam e em algumas delas o equipamento nem foi instalado. Como é o caso de todas as viaturas modelo L200, entregues este ano as unidades pelo governo do estado.

Confira fotos do movimento em nossa galeria

 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.