Sem viaturas adequadas, militares trabalham a pé em Alagoas

Por Redação com informações de Gazetaweb 27/06/2015 14h02
Por Redação com informações de Gazetaweb 27/06/2015 14h02
Sem viaturas adequadas, militares trabalham a pé em Alagoas
Foto: Cortesia Leitor
Policiais militares de diversos batalhões do Estado de Alagoas, aderindo a “Operação Padrão” decidiram não sair para realizar rondas em viaturas e cumpriram o serviço a pé.
Segundo informações do movimento unificado dos policiais, o primeiro dia da operação padrão foi deflagrado com o intuito de pressionar o governo para atender as demandas da categoria.

Os policiais se negaram a usar os carros por falta de condutor habilitado, ou por ausência de rádios nas viaturas, giroflex, airbag, portas danificadas, pneus carecas, sem estepe, ou capacetes das motos vencidos e falta de equipamentos de segurança, a exemplo de cotoveleiras e caneleiras.

O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), major Wellington Fragoso, ressaltou que o único apelo da tropa, agora, é ser enquadrada no reajuste de todos os servidores, com base no índice inflacionário. Ele disse que cerca de 90% dos militares aderiram ao movimento e que a estrutura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros precisa de uma atenção melhor.

REUNIÃO

O chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Fábio Farias, ao secretário de Estado da Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, e ao comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Lima Júnior, e os representantes da categoria se reuniram na manhã deste sábado (27). As negociações visam o acordo entre governo e militares para tentar encerrar a operação padrão.

A tropa pede reajuste de 6,43%, com base no índice inflacionário, mas a equipe econômica do Executivo tem informado que o percentual é impossível de ser concedido. E foi além: comunicou que os militares não serão incluídos no aumento previsto para as demais categorias.

As associações também estão planejando uma grande panfletagem, na orla de Maceió, para este domingo, na área de lazer fechada, e um acampamento, com data ainda a ser marcada.