Projeto do novo aeroporto de Arapiraca é apresentado em reunião

Por Assessoria 17/06/2015 17h05
Por Assessoria 17/06/2015 17h05
Projeto do novo aeroporto de Arapiraca é apresentado em reunião
Foto: Assessoria
A prefeita Célia Rocha e o vice-prefeito Yale Fernandes receberam, na manhã desta quarta-feira (17), na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e o diretor-presidente do DER/AL, Helder Gazzaneo, para apresentação do projeto de construção do novo aeroporto de Arapiraca.

Também participaram da reunião, as secretárias de Planejamento, Cícera Pinheiro; de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio; de Desenvolvimento Urbano, Rita Nunes; os secretários de Obras e Viação, Valdeir Galindo; de Governo, José Lopes da Silva; superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo; secretário de Finanças, Lucas Leão, e o representante da ATP Engenharia, José Wilson, e o gerente-regional do DER/AL, Raimilson Manoel.

Durante a apresentação do estudo preliminar das áreas com potencial para abrigar o aeroporto, que está sendo realizado pela ATP Engenharia, o secretário de Estado de Transportes, Mosart Amaral, o estudo será finalizado em aproximadamente 40 dias, conforme o prazo de dois meses assegurado na assinatura da ordem de serviços para início do projeto, nas atividades do Governo Presente, em Arapiraca, no final do mês de maio deste ano.

“Foram escolhidas três áreas. A próxima etapa será o detalhamento para a finalização do estudo. Em seguida, a análise será entregue a Secretaria de Aviação Civil, que irá definir qual das áreas escolhidas se adequa melhor aos padrões estabelecidos pela SAC", salientou o gestor.

Para o levantamento inicial foram considerados fatores como o potencial socioeconômico da cidade, a influência do município dentro do Estado, além da topografia, impactos ambientais e acessibilidade.

Na ocasião, também foi discutida a definição da área de domínio dos 4km de duplicação da AL-110, necessária para o início das obras. Até o momento, um levantamento realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já identificou 90% das áreas possíveis de negociação.

A prefeita Célia Rocha voltou a agradecer a atenção do governador Renan Filho e equipe com o desenvolvimento do município de Arapiraca e região.

“É gratificante esse trabalho com a chegada do novo aeroporto, uma vez que estamos buscando recursos em Brasília, para assegurar o início da construção de uma central de abastecimento, o nosso centro de convenções e a continuação das obras de pavimentação de ruas em toda a cidade, além da implantação de um novo distrito industrial com as obras de duplicação da rodovia AL-110”, destacou a prefeita. 
 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.