Procon apreende mais de 470 produtos em salões de beleza de Maceió

Por Assessoria 12/06/2015 05h05
Por Assessoria 12/06/2015 05h05
Procon apreende mais de 470 produtos em salões de beleza de Maceió
Foto: Assessoria
Os agendes de fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL) realizaram, durante a manhã e tarde desta quinta-feira (11) uma fiscalização em salões de beleza, localizados em Maceió. Durante a ação, os fiscais observaram possíveis irregularidades nos estabelecimentos. Dois salões de grande porte da parte baixa da cidade foram fiscalizados e 472 produtos apreendidos; sendo 234 no primeiro estabelecimento e 138 no segundo.

Os principais motivos foram a falta de precificação, validade ilegível, falta de especificação ou de informação e ainda produtos fora de validade.

Entre os produtos confiscados estão: creme de hidratação, cola de unha, spray de cabelo, tonalizantes, tintas de cabelo, creme para os pés, maquiagens em geral (pó, base, batom, sombras), protetor térmico, água oxigenada, xampu, condicionador, óleo de argan, máscara corporal, removedor de manchas.

“Foram encontradas tintas de cabelo vencidas em 2012, maquiagem em 2011 e até 2010”, informou o fiscal Roberto Dias. Em um dos salões, 42 esmaltes estavam vencidos, e 83 deles estavam sem informação. “Até produtos fechados com a validade de 2014 foram encontrados”, ressaltou Roberto.

Os donos dos estabelecimentos foram orientados a tomar as medidas necessárias para que esse tipo de irregularidade não volte a ocorrer, já que há grandes chances de causar danos à saúde do cliente.

A superintendente do Procon, Flávia Cavalcante, que acompanhou a ação, alerta para a necessidade de o consumidor conferir na hora de usar os produtos. “Nós não sabemos o que pode causar ao consumidor, então é necessário um cuidado redobrado com essa questão da validade. É preciso sempre verificar se todas as informações constam nos produtos”.

Além dos agentes fiscalizadores, também participaram da ação, as gerentes de atendimento Mirella Rego e Alexandra Rossiter.