Corpo de “feto” foi incinerado, afirma Hospital Universitário
Familiares denunciaram o desaparecimento do corpo na última sexta-feira (6). Segundo o hospital o procedimento atende a protocolo do Ministério da Saúde (MS), onde pede que fetos com peso inferior a 500g seja incinerado.
O hospital também afirma que uma ultrassonografia comprovou a morte intrauterina do bebê e sua eliminação se deu através de medicamentos.
A mãe do bebê, uma adolescente de 17 anos e seus familiares exigiram o corpo para providenciar o sepultamento.
Veja a nota na íntegra
Nota de esclarecimento
A direção do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) esclarece que o feto da paciente Ingryd Maria Tavares Clarindo, que teve morte intrauterina comprovada através de exame de ultrassonografia, foi eliminado (induzido por medicamentos) no dia 05/06 (sexta-feira) às 2h30 da madrugada, apresentando maceramento e em processo de deterioração. O feto, de uma gestação de 20 semanas e cinco dias, foi considerado aborto em função do peso e do tempo gestacional, segundos critérios do Ministério da Saúde, e foi destinado à incineração, seguindo o protocolo para todos os casos semelhantes (aborto). O hospital também esclarece que o atestado de óbito emitido para a família foi um equívoco resultante da pesagem errada feita com o corpo do bebê junto com a placenta, que deu 520 gramas, quando este deveria ser pesado separadamente. Pelos critérios do Ministério da Saúde, todo feto com peso acima de 500g deve gerar um atestado de óbito. A direção do hospital se solidariza com a dor da família e reafirma que está aberto à qualquer esclarecimento que eles necessitarem.
Maceió 08/06/15
Últimas Notícias
Globo de Ouro 2026: Wagner Moura faz história e vence prêmio de Melhor Ator
Rompimento de tubulação causa afundamento da pista na AL 220, perto do Hospital de Emergência, em Arapiraca
Polícia fecha fazendas de mineração de criptomoedas em Alagoas e investiga prejuízo milionário por furto de energia
Cidade do Paraná é atingida por ventos fortes de até 180 km/h

