Estudantes da Uneal ocupam Câmara Municipal e protestam contra problemas da universidade

Por Redação com Ascom/Câmara Municipal 28/05/2015 07h07
Por Redação com Ascom/Câmara Municipal 28/05/2015 07h07
Estudantes da Uneal ocupam Câmara Municipal e protestam contra problemas da universidade
Foto: Ascom/Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira (27) sua segunda sessão ordinária da semana. Foi aprovado requerimento da vereadora Aurélia Fernandes, que solicita da Secretaria Municipal de Saúde, reativar o serviço de castração de animais no Centro de Zoonoses de Arapiraca.

Em sua justificativa, a vereadora alerta para o fato de que muitos desses animais podem estar com a raiva, uma doença fatal para o ser humano. Ela disse também que é grande o número de cães e gatos soltos pelas ruas de Arapiraca, onde muitos em sua maioria são portadores de doenças que podem ser transmitidas ao homem.

Ainda de autoria da vereadora Aurélia Fernandes, também foi aprovada indicação, solicitando a secretaria de Estado de Defesa Social a ampliação e reforma da Delegacia da Mulher de Arapiraca, bem como ampliar e capacitar o quadro de servidores dotando de uma infraestrutura necessária para atendimento às mulheres vítimas de violência.

E ainda durante a sessão da noite desta quarta, a Câmara Municipal de Arapiraca foi pega de surpresa ao receber a visita de centenas de estudantes e professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que realizavam uma passeata em protesto contra a falta de professores em diversos cursos do campus I, dentre outros problemas, reivindicações da comunidade acadêmica.

Professores e estudantes da Uneal tiveram aberto o espaço quando lamentaram a nomeação de 36 professores que foram aprovados no último concurso público, deixando claro que esse número não atende a necessidade da universidade, porque seriam necessários, pelo menos, 100 professores.

Professores e alunos entregaram aos vereadores um documento-compromisso entre o então candidato ao governo de Alagoas Renan Filho a instituição, contendo 12 itens, entre eles, conceder autonomia financeira a Uneal.

Segundo professores e alunos, cursos como o de História e Matemática só estão acontecendo devido ao empenho de dois professores em cada curso. Ao final, os vereadores se comprometeram a entregar ao governador Renan Filho, que estará sexta-feira e sábado, em Arapiraca, uma pauta de reivindicações para a cidade, entre elas, a resolução urgente para o problema da Uneal.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.