Aurélia solicita ajuda de custo para presidentes das Associações de Moradores de Arapiraca

Por Redação com Ascom/Câmara Municipal 13/05/2015 07h07
Por Redação com Ascom/Câmara Municipal 13/05/2015 07h07
Aurélia solicita ajuda de custo para presidentes das Associações de Moradores de Arapiraca
Foto: Ascom/Câmara Municipal
Com a presença de Agentes de Saúde e de Endemias, que foram acompanhar a tramitação de um projeto de seus interesses, a Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite desta terça-feira (12), sua primeira sessão ordinária da semana.

Foi aprovada indicação da vereadora Aurélia Fernandes (PMDB), que solicitou à prefeita Célia Rocha, meios para fazer um convenio com a Facomar, para que seja dada uma ajuda de custo mensal aos presidentes das Associações de Moradores de Arapiraca.

A matéria foi aprovada com as abstenções dos vereadores Moisés Machado e Josias Albuquerque. Albuquerque, inclusive, afirmou que a indicação é inconstitucional, porque, segundo ele, a Câmara Municipal não poderia gerar salários, mas deixou claro, porém, que não é contra os presidentes de associações de bairros. Ele ressaltou que essas entidades devem se auto sustentar, criando meios para sua sobrevivência.

Por sua vez, a vereadora Aurélia Fernandes, autora da matéria, disse que não estava pedindo salário, mas uma ajuda de custo, principalmente, porque são os presidentes que estão em contato diariamente com a população e que só seriam beneficiados aquelas entidades que estivessem em dia com suas obrigações.

O vereador Roninho disse que muitas associações só conseguem arrecadar com os próprios associados, cerca de R$ 150,00 a R$ 200,00 mensais para sua manutenção, por isso é favorável à solicitação da vereadora Aurélia Fernandes.

A Professora Graça garantiu aos Agentes de Saúde e de Endemias, que na próxima terça-feira (19), o projeto que cria cargos efetivos da categoria será votado e aprovado. Ela afirmou que as comissões estão alisando todas as questões relativas aos direitos adquiridos.

Uma das preocupações da Professora Graça é que um funcionário trabalhe durante 15 ou 20 anos e ao ser efetivado, só tenha direitos à aposentadoria, defendendo que esse direito seja integral e que os funcionários não percam seus direitos trabalhados.

O vereador Moisés Machado falou sobre a regularização do calendário de pagamento da prefeitura de Arapiraca. Segundo ele, com os salários em dia houve um grande incremento financeiro no comércio local. De acordo com Moisés Machado, mesmo durante os atrasos, todos os vereadores se reuniam com a prefeita Célia Rocha, para discutir o problema.

Machado disse que não estava fazendo nenhum favor em falar sobre o assunto, mesmo porque é dever dos administradores públicos pagarem em dia seus funcionários, mas ressaltou o esforço de toda a equipe da prefeita em resolver o problema.

O vereador e presidente, Márcio Marques, apresentou Voto de Aplauso pela passagem alusiva ao Dia Mundial dos Enfermeiros (a), comemorado ontem, dia 12. Segundo o vereador, são esses profissionais que diariamente amenizam a dor, levando conforto e carinho aos pacientes, nos momentos mais difíceis. Ao mesmo tempo, parabenizou o evento realizado no último domingo, quando também participou, organizado pelo Grupo Vieira.

“Foi uma corrida beneficente onde participaram várias famílias, jovens, adultos, enfim, iniciativa fantástica, além de toda arrecadação ser destinada às entidades, o evento também incentivou à pratica de esportes aos Arapiraquenses”, disse Marcio Marques.

 
 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.