Sepod cumpre Plano dos 100 Dias e vai regionalizar trabalho com dependentes químicos em Alagoas

Por Assessoria 06/04/2015 15h03
Por Assessoria 06/04/2015 15h03
Sepod cumpre Plano dos 100 Dias e vai regionalizar trabalho com dependentes químicos em Alagoas
Foto: Assessoria
As ações desenvolvidas para dar assistência aos dependentes químicos em Alagoas devem ganhar um grande reforço nos próximos meses. A Secretaria de Estado de Política sobre Drogas (Sepod) está se estruturando para levar Centros de Acolhimento para as regiões do Agreste e Sertão alagoano, ação que é um dos resultados do cumprimento do Plano dos 100 Dias, implantado pelo governador Renan Filho.

"Desde o início da nossa gestão, projetos são reavaliados, revisados e estruturados para ampliar a atuação da Secretaria, que também nos permitirá levar mais benefícios à população", explicou o titular da Sepod, Jardel Aderico.

Em relação ao trabalho com dependentes químicos, hoje está em funcionamento apenas um Centro de Acolhimento, que fica em Maceió. O local reúne uma equipe multiprofissional para atender quem queira fazer o tratamento de forma voluntária. Com o realinhamento e a maximização dos recursos nesses primeiros meses da gestão, a Sepod deve entregar mais duas unidades, uma no município de Arapiraca e a outra no Sertão do Estado.

"A gente quer levar o serviço mais próximo à população. Com esses dois novos Centros de Acolhimento, as atividades relacionadas ao tratamento de dependentes químicos vão ser regionalizadas e todos os municípios de Alagoas passarão a contar com uma cobertura mais eficiente e eficaz", garantiu o gestor.

O titular da Sepod informou, ainda, que a secretaria também está formulando novos programas e projetos que abrangem aspectos relacionados à estruturação de uma política sobre drogas, que incluem legislação, prevenção, reinserção, articulação intersetorial, pesquisa e avaliação.

Atualmente, Alagoas é referência nacional no acolhimento de dependentes químicos. Desde o início das atividades, o Projeto Acolhe Alagoas já atendeu mais de 15 mil dependentes químicos em parceria com 33 comunidades acolhedoras distribuídas pelo Estado. As ações também incluem o trabalho dos Anjos da Paz, um serviço pioneiro no Brasil, onde uma equipe realiza intervenções para sensibilizar e conscientizar dependentes químicos sobre a importância de deixar as drogas.

Novas políticas

As atividades do Plano dos 100 Dias mobilizam servidores da pasta, que se reúnem regularmente na instituição para definir um mapa estratégico com novas diretrizes de atuação. Entre as ações, estão previstas melhorias na qualidade dos serviços prestados à sociedade, com a definição de metas para garantir a redução do tempo de atendimento dos beneficiários.

Além da regionalização dos Centros de Acolhimento, a equipe também discute atividades relacionadas ao tratamento de dependentes químicos que estejam presos no Sistema Penitenciário alagoano, políticas sobre desarmamento e ações ligadas à criminalização da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.