Supermercado Extra é interditado devido a esgoto em área de preservação

Por Redação com G1 Alagoas 06/04/2015 10h10
Por Redação com G1 Alagoas 06/04/2015 10h10
Supermercado Extra é interditado devido a esgoto em área de preservação
Supermercado é interditado por descarte de esgoto em Área de Preservação Ambiental. - Foto: Carolina Sanches/G1
Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e do Batalhão Ambiental (BPA) flagrou uma ligação de esgoto clandestina em no supermercado Extra no bairro do Farol, na manhã desta segunda-feira (06). O supermercado joga esgoto em Área de Preservação Permanente e, por isso, foi interditado pelos fiscais.

O gerente do supermercado, que não quis ser identificado, não quis falar com a imprensa sobre o assunto. Ele recebeu o auto de interdição do supermercado.

Segundo a Sempma, foi flagrado um descarte de efluentes em área de proteção ambiental na área do Jardim do Horto. O supermercado foi advertido várias vezes desde 2010. Só no mês passado foram feitas três coletas na área e foi constatado vários índices de coliformes fecais.

O secretário David Maia diz que o Ministério Público Estadual está ciente do caso. "Nesses estabelecimentos é preciso ter uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que deve ser renovada a cada dois anos. A desse supermercado não foi. Além disso, houve a constação de poluição ambiental", afirma.

Ainda segundo Maia, desde 2011 a empresa foi notificada. "Pudemos acompanhar por laudo técnico que a quantidade de coliforme descartada pela empresa é muito alto. Desde 2011 a empresa vem sendo notificada e não houve melhora por isso vai ser fechada", explicou o secretário.

O estabelecimento vai vai receber uma multa e tem um prazo de 15 dias para ajustar a situação. Se for comprovado que não há irregularidades, o supermercado será reaberto. Além disso, os representantes terão que assina um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde se comprometem a não cometer as infrações.

Segundo o diretor jurídico da Sempma, Hugo Felipe, a secretaria fez vários autos de infração e,os dois processos, somam uma multa de mais de R$ 80 mil.

O sargento Brandão, do BPA, explicou que responsável pelo supermercado será levado para a delegacia por crime ambiental representando a empresa. "Na delegacia é lavrado o flagrante", disse.
 

 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.