Moradores do Manoel Teles reclamam de mau cheiro de esgoto, em Arapiraca

Por Redação 12/03/2015 10h10
Por Redação 12/03/2015 10h10
Moradores do Manoel Teles reclamam de mau cheiro de esgoto, em Arapiraca
Esgoto com lixo jogado por moradores. - Foto: Cortesia do leitor
Moradores do bairro Manoel Teles, em Arapiraca, estão reclamando do mau cheiro proporcionado por um esgoto a céu aberto, que fica nas proximidades de suas residências, na Rua Manoel Caetano de Farias. Segundo eles, o saneamento foi realizado na Rua Severino Borges, mas a obra não foi concluída e não estão sendo realizadas limpezas periódicas no local.

Para Maria Aparecida Silva Souza, residente do bairro há 18 anos, o odor é muito forte e incomoda bastante, principalmente nos horários das refeições. “A limpeza aqui é feita de ano em ano. Geralmente durante um mutirão realizado pela prefeitura da cidade. Às vezes chego a ter até ânsia de vômito, quando estou me alimentando”, destacou Maria, ao afirmar que, apesar disso, o local já esteve bem pior quando não havia calçamento.

Ainda de acordo com moradores, o saneamento básico foi realizado na Rua Severino Borges, cuja tubulação acaba em um córrego com o esgoto exposto. A redação do Já é Notícia entrou em contato com a Secretaria de Obras e Viação (Semov) de Arapiraca, para saber se há projetos voltados para a área, mas, até o momento, nenhuma resposta foi dada. Em conversa por telefone, uma funcionária afirmou que a prefeitura vem fazendo a parte dela, com a coleta de lixo.

Algumas pessoas que residem no bairro também jogam lixo no local, o que contribui para o acúmulo de sujeira e impede o escoamento normal do esgoto. “Muitas vezes, quando o carro vira a esquina, após a coleta, o pessoal coloca o lixo e isso é inadmissível”, relatou uma moradora que não quis se identificar.

As sacolas contendo o lixo muitas vezes são rasgadas por animais, como cachorros, por exemplo, e o conteúdo é espalhado no local. Maria Aparecida informou que um veículo já caiu no córrego e foi necessário pedir apoio de um guincho para retirá-lo. “Colocaram tubos, mas outra parte continua a céu aberto. Os comerciantes daqui já não aguentam mais o odor e os ratos invadem nossas residências”, completou Maria.
 

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter