ALE aprova “Lei do Passe Livre” para estudantes alagoanos

Por Redação com GazetaWeb 03/03/2015 22h10
Por Redação com GazetaWeb 03/03/2015 22h10
ALE aprova “Lei do Passe Livre” para estudantes alagoanos
Foto: GazetaWeb
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (3) os deputados alagoanos aprovaram o projeto de lei que garante “passe livre” para estudantes da rede pública de ensino.

O Executivo enviou o projeto para a Assembleia, após a Secretaria de Estado de Educação encontrar indícios de irregularidades em contrato de transporte escolar no valor R$ 55 milhões.

Mesmo com a suspensão da sessão por quase uma hora, o governo não enfrentou problemas na aprovação do projeto. A oposição ainda cogitou um pedido de vistas, a matéria, mas não levou adiante.

Rodrigo Cunha (PSDB) chegou a questionar a falta de discussão do projeto de lei, mas votou favorável a matéria. “Muitos pontos foram deixados de lado. Considero que, da maneira que foi aprovado, o projeto é restritivo”, apontou Cunha.

O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB), líder do partido na casa, disse que muitos deputados apresentaram dúvidas sobre a matéria, mas o governador Renan Filho (PMDB) deve sancionar já que foi aprovada.

"São 55 mil estudantes que passarão a usufruir do transporte público comum. Se a frota de Maceió já não consegue comportar a atual demanda, o que esperar com este incremento?", indagou Barros.

Para o líder do governo na Casa de Tavares Bastos, deputado Ronaldo Medeiros (PT) a aprovação do projeto de lei foi uma vitória. "É uma vitória também da Assembleia que aprovou um projeto de tamanha magnitude em tempo recorde. Apresentamos, discutimos e aprovamos em caráter de urgência. Mais de 50 mil estudantes serão beneficiados pelo projeto", comentou Medeiros.
Ronaldo Medeiros também garantiu que vai levar todos os questionamentos dos deputados, sobre o projeto, para o governador.

O governo diz que a Lei do Passe Livre trará uma economia de R$ 25 milhões ao Estado.

Milhares de alunos em Alagoas residem em comunidades rurais que não dispõem de transporte público e ainda não ficou claro como esses alunos chegarão até as unidades de ensino.